Inadimplência dispara: contas de água e luz no Brasil em situação crítica

Inadimplência no Brasil – O cenário financeiro brasileiro aponta uma tendência preocupante sobre inadimplência: as dívidas associadas a serviços fundamentais, especificamente água e luz, atingiram uma alta histórica.

De acordo com pesquisa recente da Serasa Experian, e apresentados pela Folha, esses débitos já representam 25% do total de dívidas pendentes no país, o maior índice desde janeiro de 2019.

A notícia chega em um momento no qual a inadimplência global ascendeu, afetando mais de 71 milhões de brasileiros apenas em agosto deste ano.

Inadimplência no Brasil: os dados do endividamento

Essa subida nos números coincide, por sua vez, com um crescimento de 320 mil pessoas endividadas em relação ao mês anterior.

Débitos vinculados a instituições financeiras e cartões de crédito apresentaram queda, ao contrário das contas básicas, que viram um acréscimo de 13,82% no mesmo mês.

Perfil dos devedores

O perfil dos devedores também oferece uma visão detalhada desse fenômeno: a maioria se encontra nas faixas etárias entre 41 e 60 anos (35%) e 26 a 40 anos (34,5%), com uma distribuição praticamente equilibrada entre gêneros.

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Programa Desenrola

O governo federal promete ainda para o fim deste mês de setembro, o início da Faixa 1 do Desenrola.

A iniciativa se propõe auxiliar pessoas com renda inferior a dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A estratégia pretende canalizar R$ 8 bilhões do Fundo de Garantia de Operações (FGO) para ajudar os cidadãos a quitarem dívidas que não ultrapassem R$ 5.000.

Para se qualificar, é necessário possuir conta de nível prata ou ouro na plataforma Gov.Br.

O que é o Desenrola Brasil

O Desenrola é uma iniciativa do governo federal em parceria com instituições financeiras que visa ajudar pessoas físicas que enfrentam dívidas

O programa possui alguns objetivos específicos, que incluem:

  • Encorajar a renegociação das dívidas de indivíduos inscritos em cadastros de inadimplência e com nome negativado.
  • Facilitar o processo de negociação entre devedores e credores.
  • Permitir que os consumidores voltem a ter acesso ao mercado de crédito.

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