Jovem aprendiz tem direito a seguro-desemprego? Veja resposta e direitos da categoria

24/08/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O jovem aprendiz tem direito a uma série de coisas; mas será que o seguro-desemprego é uma delas? Veja o que a lei garante na aprendizagem!

Publicidade

O jovem aprendiz tem direito a seguro-desemprego? Ainda que o contrato de aprendizagem corresponda a um vínculo de emprego, ele é peculiar e possui regras próprias. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja quais são, então, os direitos dos aprendizes.

Essa modalidade de vínculo de trabalho se distingue do contrato por tempo indeterminado por possuir viés educacional. Ou seja, ele é ao mesmo tempo voltado para a profissionalização e, também, para o aprendizado.

Desse modo, conta com proteções especiais que lhe são dadas pela lei. Ao mesmo tempo, asseguram diversos dos direitos que recaem no contrato de emprego, embora não todos. Continue lendo e veja se o seguro-desemprego é um deles e, também, outras garantias.

Jovem aprendiz tem direito a seguro-desemprego?

A resposta é sim! Porém, cuidado! Nesse tipo de contrato de trabalho o seguro somente se garante em situações bem específicas. Confira quais são:

  • Na rescisão antecipada do contrato por interrupção das atividades da empresa;
  • Por falência da empresa;
  • Em caso de falecimento do empregador, quando for o caso de empresa individual.

Note, portanto, que o jovem aprendiz tem direito a seguro-desemprego apenas em três hipóteses. Todas elas exigem que a rescisão seja antecipada. Isto é, que não ocorra no prazo previsto no contrato.

Dessa forma, não há direito ao seguro quando o contrato termina por alcançar o prazo contratual. Do mesmo modo, quando se der por vontade do aprendiz ou por antecipação em razão de baixo desempenho.

Quem pode ser jovem aprendiz?

O contrato de aprendizagem se volta a jovens estudantes que tenham entre 14 e 24 anos de idade. Essa limitação etária apenas não se aplica aos deficientes, que podem ser contratados como aprendizes a qualquer tempo.

Além disso, para ser um aprendiz o adolescente ou jovem deve ter matrícula ativa em organização de ensino. Pode ser referente ao ensino fundamental, ao ensino médio ou em instituição de ensino técnico-profissional.

Quais são as verbas às quais o jovem aprendiz tem direito?

Jovem aprendiz tem direito a seguro-desemprego
Jovem aprendiz tem direito a seguro-desemprego? Veja resposta e direitos da categoria – Foto: Canva

O contrato de aprendizagem acompanha uma série de direitos aos aprendizes. Assim, embora o vínculo tenha natureza profissional e educacional, o estudante também tem acesso a garantias.

Registro em CTPS

O contrato de aprendizagem, assim como o contrato de emprego por tempo indeterminado, requer seu registro em Carteira de Trabalho.

Salário-mínimo hora é direito do jovem aprendiz

Os aprendizes têm direito a salário proporcional ao mínimo. Desse modo, sua remuneração mínima será igual à hora do piso salarial brasileiro. Ou seja, em 2022 a hora do contrato de aprendizagem é de pelo menos R$ 5,51. Por outro lado, nada impede as empresas de pagarem valor superior.

Jornada máxima diária

A lei estabelece que a jornada máxima diária do jovem aprendiz será de 6 horas. Caso ele já tenha concluído o ensino fundamental ela poderá ser de 8 horas, desde que 2 delas sejam destinadas ao aprendizado teórico.

Além disso, saiba que a norma trabalhista brasileira proíbe a prestação de horas extras por jovens aprendizes.

Depósitos de Fundo de Garantia

O jovem aprendiz também tem direito ao FGTS. Enquanto para empregados com contrato por tempo determinado ele corresponda a 8% do salário ao mês, para os aprendizes é de 2%.

O valor não tem desconto da remuneração do aprendiz, pois cabe ao empregador recolhê-lo. Além disso, o FGTS fica retido em conta específica. É possível sacá-lo ao final do contrato quando a rescisão se der por alcance de prazo ou por rescisão antecipada sem justificativa.

Jovem aprendiz tem direito ao 13° salário

Outro dos direitos dos aprendizes é o décimo terceiro salário, ou abono natalino. Ele é pago anualmente e é proporcional ao número de meses pelos quais o aprendiz prestou serviços no ano-base.

Férias remuneradas e coincidentes ao período de férias escolares

Assim como os trabalhadores formais, o jovem aprendiz também tem direito às férias remuneradas. O direito surge após 12 meses de contrato. As férias devem coincidir com os períodos de descanso anual escolares.

Vale-transporte

Ainda, saiba que o jovem aprendiz também recebe vale-transporte. Ele deve ser suficiente para fazer o trajeto de ida e volta entre a residência do estudante e o local de aprendizagem; ou, então, entre a residência e a instituição de ensino.

Jovem aprendiz tem direito ao PIS?

A resposta é não, o contrato de aprendizagem não gera direito ao abono salarial PIS. Portanto, esse é um direito exclusivo de contratos de emprego por tempo indeterminado.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça