Licença nojo servidor público: o que é, quem tem direito e duração

04/02/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Você sabe como funciona a licença nojo para servidor público? Saiba quem tem direito, em quais casos e o prazo de duração do período.

Publicidade

A licença nojo para servidor público é um dos direitos que a lei garante a este trabalhador. Com ela, torna-se possível afastar-se do trabalho sem prejuízo à remuneração.

Este tipo de licença se aplica em situações bem específicas. Saiba quais são elas hoje, no Guia do Ex-Negativado. Igualmente, saiba o prazo de duração e como é a sua contagem.

O que é licença nojo do servidor público?

Este é o nome do direito do trabalhador de se afastar das atividades do trabalho, sem prejuízo ao salário, em razão do falecimento de um familiar.

Portanto, nada mais é do que a licença por luto. A expressão “nojo”, por sua vez, tem origem lusitana (português falado em Portugal). Ela significa “luto”.

Trabalhadores da iniciativa privada também possuem direito à licença nojo?

Sim! Afinal, este é um direito de todos os trabalhadores. No caso dos que prestam serviços à iniciativa privada, ele está previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), no artigo 473:

Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:

I – até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica.

Os trabalhadores da iniciativa privada têm direito à licença nojo. Contudo, ela se limita a 2 dias consecutivos e somente nos casos de falecimento de pais, avós, filhos, netos, irmãos, filhos ou enteados.

O servidor público tem direito à licença nojo de quantos dias?

Diferentemente dos trabalhadores da iniciativa privada, o direito dos servidores públicos à licença nojo está previsto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União (Lei 8.112/1990). Veja:

Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

III – por 8 (oito) dias consecutivos em razão de:

b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

Portanto, a licença nojo do servidor público tem duração de 8 dias consecutivos. Desse modo, é superior à licença que se volta aos trabalhadores da iniciativa privada.

Por outro lado, sua aplicação em relação ao falecimento de familiares é a mesma que para estes trabalhadores que não prestam serviços para órgãos públicos.

A contagem do prazo de duração da licença começa a contar no dia subsequente ao falecimento do familiar. Ela contabiliza os dias úteis e não-úteis (domingos e feriados).

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça