MEI atrasado por 2 anos: consequências e como regularizar

MEI atrasado por 2 anosO MEI, ou Microempreendedor Individual, é um jeito simplificado de abrir um negócio no Brasil. Ele foi criado para ajudar pessoas que querem trabalhar por conta própria, vender coisas ou oferecer serviços, mas sem toda a burocracia e impostos complicados que normalmente vêm com a abertura de uma empresa.

No entanto, nesse contexto, é importante ressaltar que, deixar o pagamento do MEI atrasado por 2 anos gera uma série de consequências ao microempreendedor.

Dentre as condições de manutenção da inscrição CNPJ enquanto MEI estão, afinal, o pagamento da DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) e o envio da declaração anual.

Quando esses requisitos são desrespeitados, então, o MEI sofre penalidades. Veja no Guia do Ex-Negativado quais são elas e como regularizar a sua situação.

MEI atrasado por 2 anos: O que pode acontecer?

O não cumprimento das regras do MEI por 24 meses – seja em relação aos recolhimentos ou declarações – leva ao cancelamento do CNPJ do microempreendedor.

O cancelamento requer a suspensão prévia da inscrição CNPJ. Ela tem duração de 30 dias e serve pra que o microempreendedor regularize sua situação.

Caso não o faça, ele perde o CNPJ e a sua inscrição enquanto microempreendedor, bem como todos os alvarás que possuía até então para atuar profissionalmente.

Posso reativar o MEI cancelado?

Não. Infelizmente, não há possibilidade de reverter o cancelamento do MEI atrasado por 2 anos. Todavia, isso não significa que o microempreendedor não possa constituir outro CNPJ.

Cancelamento do MEI por atraso no pagamento: Como ficam as parcelas atrasadas?

Diferentemente do que muitos acham, o cancelamento do MEI não faz com que as parcelas em atraso também sejam suspensas.

Em outras palavras, quando o cancelamento se dá em razão do pagamento do MEI atrasado por 1 a 2 anos, a dívida do microempreendedor permanece.

Assim, enquanto ele não quitá-la, poderá arcar com juros e com multas. Além disso, também estará em dívida com a Receita Federal e pode sofrer sanções.

Dentre elas está a inscrição na dívida ativa, bem como a negativação do nome do microempreendedor.

Como pagar as parcelas do MEI em atraso?

Seja por atraso inferior a 1 ano – que não gera cancelamento da inscrição – ou superior a este prazo, o microempreendedor deve regularizar sua situação financeira com a Receita Federal.

Para tanto, pode acessar as guias de pagamento DAS em atraso no Portal do Empreendedor ou pelo portal do Simples Nacional, pelo qual é possível parcelar a dívida em até 60 vezes.

Saiba mais:

Deixe um comentário