Call us now:
“Meu filho recebe BPC, posso receber Auxílio Brasil (Bolsa Família)”? – O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, proporcionando suporte financeiro essencial para aqueles em situações vulneráveis.
Por outro lado, o Bolsa Família é um programa que visa a redistribuição de renda, atendendo famílias em condições de pobreza e extrema pobreza.
Dada a natureza de ambos, surgem questionamentos frequentes sobre a possibilidade de acumular esses benefícios.
Como os critérios de renda são aplicados em ambos os casos, é natural indagar se o recebimento de um benefício influencia na elegibilidade do outro.
O Guia do Ex-Negativado está aqui para responder a essas questões e esclarecer os pontos cruciais. Continue a leitura para se manter informado.
Posso receber Auxílio Brasil (Bolsa Família) se meu filho já recebe BPC?
Sim, pode. O Benefício de Prestação Continuada tem natureza assistencial e, portanto, permite que um mesmo grupo familiar o receba junto ao Bolsa Família.
Neste caso, basta que a renda familiar se enquadre nos requisitos do programa social de redistribuição de valores.
Para fazer parte do Auxílio Brasil, a renda per capita (por pessoa) deve ser de até R$ 218.
Veja ainda:
- Empréstimo BPC Loas por representante legal: taxas, parcelas e mais
- Lei do BPC atualizada: conheça novidades do benefício
O BPC entra no cálculo da renda para o Bolsa Família?
Não! E isso facilita a obtenção do Bolsa Família quando alguém da família já recebe o BPC.
Desse modo, somente as outras fontes de renda, como salários, entram no cálculo.
Aliás, saiba que o contrário também é verdadeiro. Quando a família já recebe Auxílio Brasil, mas o filho vai receber BPC, o valor do primeiro programa não entra no cálculo de renda do segundo.
BPC Loas: quem tem direito? Veja se você cumpre os requisitos para receber o salário
Para saber se a sua família entra nos parâmetros de renda do Bolsa Família, some todas as rendas da casa, com exceção do BPC. Depois, divida o total pelo número de pessoas que reside conjuntamente, independentemente de terem renda ou não.
Caso o resultado final seja igual ou inferior a 218, é possível fazer parte do programa social de redistribuição de renda.
Veja ainda:
- Décimo terceiro BPC/Loas: existe data, valores ou alguma novidade?
- Quem recebe BPC pode trabalhar? Entenda a relação com o auxílio-inclusão
Preciso pedir o Auxílio Brasil se já recebo o BPC?
Sim. A solicitação do BPC, embora exija inscrição no Cadastro Único, ocorre pelo Meu INSS. Já o pedido de Auxílio Brasil acontece perante o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) a partir da inscrição no CadÚnico.
Todavia, o pagamento do Bolsa Família não é automático, pois existem famílias que aguardam na fila do programa. Portanto, é necessário aguardar a seleção.
Quando a família for contemplada, ela recebe uma notificação pelos Correios. Além disso, também é possível acompanhar o benefício pelo app Bolsa Família.
Outro aplicativo para quem deseja acompanhar seus direitos e benefícios é o App do Guia. Gratuito, ele conta com notícias e informações completas sobre finanças, programas do governo, oportunidades de renda e muito mais, baixe e confira!