Volta Minha Casa Minha Vida e sai Casa Verde e Amarela; o que muda com a alteração

12/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

A volta do Minha Casa Minha Vida era uma das promessas de campanha do atual presidente eleito, Lula. Veja o que se sabe até agora.

Publicidade

Volta do Minha Casa Minha Vida – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou, recentemente, sobre a volta do Minha Casa Minha Vida. Este programa federal de habitação popular foi criado ainda em 2009, no segundo mandato do petista.

Este programa foi substituído, durante o governo Bolsonaro, pelo Programa Casa Verde e Amarelo que, agora, deve ficar de lado para o retorno das regras iniciais.

Mas o que realmente muda com isso? Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja o que esperar do retorno do antigo programa e quais são as alterações, na prática.

O que muda com a volta do Minha Casa Minha Vida?

Ainda em 2020, segundo ano do governo Bolsonaro, o programa Minha Casa Minha Vida sofreu substituição. Em seu lugar entrou o Casa Verde e Amarela.

No geral, a substituição do título do programa não trouxe grandes alterações. A princípio, tratava-se apenas de uma mudança de nome, com continuidade das regras.

Contudo, a faixa 1 do programa, que se volta à população mais pobre, sofreu grandes cortes de orçamento. Não foram feitas novas contratações, portanto, para este grupo.

Desse modo, a volta do Minha Casa Minha Vida pretende atender principalmente as famílias cuja renda seja de até R$ 1.800, as quais possuem subsídio de até 90% do valor da moradia e baixas parcelas.

Leia também: Conseguir um emprego faz perder Auxílio Brasil? Entenda regras do programa

O que se sabe até o momento sobre o retorno do programa de subsídio à moradia popular

São poucas as informações que tiveram divulgação até o momento. Isso se deve especialmente porque o orçamento federal para 2023 ainda não teve uma definição.

A equipe de transição que agora trabalha para fazer a passagem do governo Bolsonaro ao terceiro mandato de Lula se movimenta, então, em favor da PEC da Transição.

Essa Proposta de Emenda à Constituição pretende reforçar o orçamento federal para programas sociais em 2023. Caso realmente ocorra e tenha aprovação, pode permitir a volta do Minha Casa Minha Vida.

Atualmente, o Programa de Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado pelo atual governo ao Congresso Nacional prevê apenas 34,2 milhões para o financiamento de moradias, valor insuficiente.

Portanto, o retorno do programa de habitação popular para as faixas mais pobres da população depende de adaptações no orçamento governamental.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça