Ministro da Fazenda defende taxação de importados para garantir igualdade

18/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba mais sobre o debate que envolve a taxação de importados e o aumento da taxa de desemprego por conta da concorrência desleal.

Publicidade

Em nova entrevista, Fernando Haddad, o atual Ministro da Fazenda defendeu que é fundamental garantir um tratamento igualitário entre companhias nacionais e estrangeiras no que se refere à taxação de importados.

Segundo ele, esse princípio básico de justiça e isonomia ainda não está sendo respeitado no país.

Haddad destacou que existe muita desinformação e equívocos em torno desse assunto, e que o objetivo não é o aumento de impostos ou nem mesmo encerrar o comércio eletrônico.

O governo optou por revogar somente a isenção de até US$ 50 para remessas internacionais entre indivíduos, em resposta às queixas dos comerciantes brasileiros sobre a concorrência desleal de plataformas estrangeiras.

Suposta concorrência desleal

De acordo com o ministro, a referida “concorrência desleal” ocorre porque diversas empresas estavam utilizando a isenção tributária para produtos de até US$ 50 entre pessoas físicas como uma maneira de evitar o pagamento de impostos.

O ministro advogou pela equidade regulatória para todas as companhias, independentemente de serem de origem nacional ou estrangeira. A competição deve ocorrer de forma justa, e cabe ao Estado assegurar que todas as empresas sejam tributadas de maneira equivalente.

Haddad ressaltou que a correção dessa discrepância não implica em elevação de tributos ou em qualquer tipo de discriminação contra uma determinada empresa.

Ele também salientou haver empresas que estão conforme a legislação brasileira, enquanto outras não estão, e que é imprescindível assegurar que todas se submetam às mesmas normas.

Sem isso, as empresas que pagam impostos corretamente acabam perdendo competitividade e demitindo funcionários, o que pode gerar uma elevação na taxa de desemprego no país.

Medida questionável

Uma companhia estrangeira procurou o ministro da Fazenda com a intenção de regularizar o pagamento de tributos devidos no Brasil.

Isso mostra que existem empresas que estão dispostas a cumprir as leis tributárias brasileiras e a concorrer de forma justa com as empresas nacionais.

Embora o governo precise assegurar que todas as empresas cumpram a legislação tributária, para que a concorrência seja justa e para que o mercado mais equilibrado, a medida ainda gera muita discussão sobre a taxação de importados.

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças! Acesse agora o Guia do Ex Negativado e fique informado sobre as últimas tendências, novidades e análises do mercado financeiro.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça