O que é aviso prévio? O trabalhador é obrigado a cumprir? Entenda tudo

17/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba o que é aviso prévio como ele funciona, sua duração e remuneração. Igualmente, saiba quando ele dispensa a prestação de trabalho.

Publicidade

O que é aviso prévio? Este é um período que levanta muitas perguntas. Afinal, quando há obrigação de cumprimento? Quanto ele dura? Qual é o valor do período? Deve ter anotação em CTPS?

Todas essas perguntas são extremamente relevantes, pois impactam os direitos dos trabalhadores e das empresas. Confira suas respectivas respostas no Guia do Ex-Negativado.

O que é aviso prévio?

Ele é um direito que decorre do contrato de trabalho. Ele pode ser um direito da empresa ou do trabalhador. Por isso, suas regras variam conforme o caso.

Explica-se: quando o trabalhador é dispensado, o aviso prévio serve para que ele tenha a garantia de mais uma remuneração e possa buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Já quando o trabalhador pede demissão, o período serve para que a empresa possa encontrar alguém para assumir seu lugar. Igualmente, para que as atividades não fiquem paradas.

Aviso prévio trabalhado x indenizado

O período deve ser trabalhado quando houver exigência do empregador, tanto no pedido de demissão quanto na dispensa sem justa causa. Assim, o trabalhador presta serviços por mais alguns dias após o comunicado de demissão.

Caso o aviso prévio trabalhado ocorra na dispensa sem justa causa, o trabalhador tem direito à redução de 2 horas na jornada, durante todo o período, ou de dispensa nos últimos 7 dias dele.

Por outro lado, é indenizado quando o trabalhador sofre dispensa sem justa causa e o empregador não deseja mais suas atividades a partir da comunicação de rescisão.

Nesta hipótese, o trabalhador não necessita prestar serviços. Contudo, ele recebe todos os dias aos quais teria direito de aviso prévio. Afinal, aqui o período era de direito do empregado.

O trabalhador é obrigado a cumprir o aviso prévio?

Sim, desde que haja a exigência do período pelo empregador. No pedido de demissão, caso ele não cumpra com o aviso prévio, pode sofrer dispensa por justa causa, pois o contrato ainda está ativo.

Já quando o trabalhador pede dispensa e se recusa a cumprir o aviso prévio, o empregador pode descontar o valor de uma remuneração de suas verbas rescisórias.

Contudo, no Brasil é comum que junto à carta de demissão o trabalhador requeira a dispensa do aviso em razão da obtenção de um novo emprego. Nesta hipótese, não ocorre esse desconto.

Quanto tempo dura o aviso prévio?

Depende da situação. No pedido de demissão ele tem duração de 30 dias. Já na dispensa sem justa causa, isso dependerá do tempo de vínculo de emprego. A cada ano completo dele, somam-se 3 dias ao período.

Por exemplo, quem tem menos de um ano de contrato e sofre dispensa tem direito a 30 dias de aviso prévio. Já quem trabalhou por 3 anos completos terá 39 dias de aviso. O tempo máximo é de 90 dias.

Qual é o valor do período? Há anotação do aviso na CTPS?

O valor é proporcional ao salário e ao número de dias do aviso prévio. Por exemplo, quem trabalhou apenas um ano tem direito a um salário.

Além disso, independentemente do aviso de ser trabalhado ou indenizado, conta como tempo de trabalho. Por isso, deve ter anotação em carteira.

Aliás, o período também gera recolhimento de INSS, pagamento de FGTS e outras parcelas decorrentes do contrato de trabalho. Caso haja qualquer situação que impeça o fim do contrato durante o aviso prévio (como descoberta de gravidez ou acidente de trabalho) a rescisão deve ser suspensa.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça