Pagamento no 5° dia útil pode passar do dia 7?

Pagamento no 5° dia útil pode passar do dia 7? Mais um começo de mês chegou e, com ele, as dúvidas referentes à liberação do salário dos trabalhadores. A contagem dos prazos é o principal foco delas.

Isso se deve especialmente por causa da contagem de dias úteis e não úteis. Igualmente, à classificação dos dias como úteis ou não. Ainda, decorre da presença ou não de feriados no calendário mensal.

Porém, não há segredo e as regras são claras. Para entender de uma vez como funciona o prazo de pagamento do salário dos trabalhadores, continue lendo e veja as respostas para as principais perguntas sobre o tema.

Assim, saiba quando você receberá sua remuneração e organize seu orçamento.

Veja ainda:

Qual é o prazo para o pagamento do salário?

De acordo com a lei trabalhista, o pagamento mensal não pode passar o 5° dia útil. Ela sempre se refere ao mês anterior.

Por isso, no início de fevereiro os salários dizem respeito ao trabalho prestado em janeiro.

A única exceção ao prazo corresponde aos casos em que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) prever pagamento antecipado, favorável ao trabalhador.

Como é a contagem do prazo de pagamento do salário?

A contagem depende de alguns conceitos. Primeiramente, quanto aos dias úteis ou não.

Para fins do pagamento do salário, apenas não são úteis os domingos e os feriados, sejam eles nacionais, estaduais ou municipais. Ou seja, os sábados contam como dias úteis.

O primeiro dia do prazo corresponde, portanto, ao primeiro dia útil do mês. No caso deste mês de fevereiro, foi na última quinta-feira. Veja, neste caso, como fica:

  • 1° dia útil: 01/02 (quinta-feira);
  • 2° dia útil: 02/02 (sexta-feira);
  • 3° dia útil: 03/02 (sábado);
  • Domingo: não conta;
  • 4° dia útil: 05/02 (segunda-feira);
  • 5° dia útil: 06/02 (terça-feira).

Dessa forma, a data final para pagamento dos salários referentes ao serviço prestado em janeiro se encerra nesta terça-feira, dia 06 de fevereiro.

Pagamento no 5° dia útil pode cair no dia 7?

Sim, pode, mas em apenas uma hipótese: quando logo no início do mês houver um feriado.

Por exemplo, caso o dia 06/02 fosse um feriado – municipal, estadual ou nacional – o pagamento seria transferido para o dia 07.

O dia final para o pagamento variará, sempre, de acordo com a estrutura do mês. Isto é, depende da distribuição dos dias no calendário e da existência de feriados.

O que acontece caso o salário atrase?

Neste mês de fevereiro, o pagamento no 5° dia útil NÃO pode passar do dia 7, pois o prazo se encerra ainda no dia 6.

Por isso, caso a liberação do salário atrase, o empregador/empresa deverá arcar com consequências.

De acordo com o Precedente Normativo n° 72, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o atraso de até 20 dias dá direito ao trabalhador de receber um bônus do valor de 10% do salário.

Por outro lado, cada cada dia que ultrapassar o 20° há a adição de uma multa de outros 5% sobre a mesma base de cálculo.

Além disso, o TST entende que deve ocorrer a correção monetária em caso de atraso.

Isso impede, por sua vez, que o salário do trabalhador perca poder de compra em razão da demora em sua concessão.

Confira agora:

Deixe um comentário