Parcela no carnê: fique atento aos juros e veja como funciona a compra no crediário

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Comprar com parcela no carnê sempre foi uma das formas de pagamento mais comuns entre os consumidores brasileiros.

Publicidade

Comprar com parcela no carnê sempre foi uma das formas de pagamento mais comuns entre os consumidores brasileiros. Já foi mais popular em décadas passadas, mas continua em evidência nos dias atuais.

Em geral, os carnês são emitidos por lojas varejistas de eletrodomésticos, eletrônicos e artigos para o lar, que buscam fidelizar seus clientes, fazendo parte também do marketing corporativo e da cultura nacional dos consumidores brasileiros.

Tendo em vista que o parcelamento sempre foi buscado pelos brasileiros, mas entendendo também que nem todos possuem limite de crédito em seus cartões, o carnê aparece como uma solução para a loja não perder o cliente.

Parcela no carnê: como funciona a compra no crediário?

Funciona de forma semelhante ao uso do limite do seu cartão de crédito. A diferença está no fato de que não há necessidade de usá-lo.

Isto porque, as parcelas virarão um carnê de pagamentos – em formato semelhante ao de um boleto bancário – para que sejam pagas todos os meses, até a data de vencimento.

A liberação do crediário varia de consumidor para consumidor, conforme a avaliação financeira feita pela loja no momento da compra.

O carnê pode ser disponibilizado em até 48 vezes. Ou seja, se a compra for através desse método, com esse número de parcelas, o cliente receberá um carnê com 48 folhas para serem pagas a cada mês.

Já o pagamento de cada folha do carnê pode ser feito em qualquer banco ou casa lotérica até a data informada como vencimento.

Juros de compras com parcela no carnê

Um dos principais atrativos do carnê é que a taxa de juros tende a ser menor do que a do cartão de crédito em caso de atraso da fatura mensal. Vale destacar que os juros rotativos do cartão são os mais altos do país.

No caso do carnê, a taxa de juros é fixada no momento da compra. Portanto, o consumidor não será surpreendido, pois já terá aprovado os juros que serão incididos sobre cada parcela.

Por outro lado, é necessário ter atenção para não atrasar os pagamentos mensais, sob risco de multas e juros após o vencimento – como ocorre com qualquer boleto bancário também.

Parcela no carnê: entenda os juros e como funciona a compra no crediário
Parcela no carnê: entenda os juros e como funciona a compra no crediário (Foto: Canva Pro)

Dá para antecipar o pagamento no carnê?

Sim. Como as folhas de pagamento estarão em mãos do cliente, caberá ao mesmo a preferência pelo pagamento de uma ou mais parcelas por mês.

Portanto, é possível pagar mais de uma folha de uma só vez, caso queira antecipar o fim do pagamento das parcelas.

Onde posso parcelar no carnê?

Como dito anteriormente, o mais provável é que se encontrem ofertas de pagamento parcelado em forma de carnê nas lojas varejistas de eletrodomésticos e eletrônicos.

Como por exemplo, as concorrentes Casas Bahia e Magazine Luiza, esta segunda que, por sinal, vem fortalecendo a sua divulgação para o retorno do carnê.

Já as Casas Bahia têm fortalecido o seu marketing para a venda de produtos através do carnê digital em sua loja virtual.

Não só elas, mas lojas como Marabraz, Pernambucanas, CEM e Bemol, todas do mesmo gênero, também apostam no crediário via carnê para conquistar a clientela.

Sem falar nas Lojas Colombo, focada no gênero de roupas, mas também com a opção de parcelar no tradicional carnê.

Essas são as lojas mais famosas que oferecem crediário sem a necessidade do cartão de crédito. Existem inúmeras outras empresas, de menor porte, que também apostam nesse mercado.

É melhor pagar À VISTA ou PARCELADO no cartão? Entenda melhor no vídeo

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça