,

Faça o requerimento de benefício por incapacidade sem sair de casa; veja como

12/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda o passo a passo para fazer o requerimento de benefício por incapacidade sem sair de casa e saiba o que levar na perícia médica.

Publicidade

O requerimento de benefício por incapacidade pode ser feito pelo segurado do INSS sem a necessidade de que ele saia de casa. O procedimento é, inicialmente, online, embora haja a necessidade de comparecimento presencial para as fases seguintes.

Saiba, no Guia do Ex-Negativado, como funciona o requerimento e como fazê-lo. Confira quem pode realizá-lo, em que situações ele cabe e quais são as fases que compõem a solicitação de benefício por incapacidade permanente ou temporária.

Quem pode fazer requerimento de benefício por incapacidade?

Todos os trabalhadores segurados do INSS que estejam em situação de incapacidade física ou psíquica para a prestação de serviços que garantam sua subsistência podem fazer a solicitação.

Para isso, devem superar a carência (12 meses), que pode ser dispensada em algumas situações.

Como fazer o requerimento de benefício por incapacidade?

A primeira fase da solicitação, como antecipamos, é online. Portanto, o pedido de benefício como auxílio-doença ou aposentadoria por incapacidade permanente ocorre pela internet.

A segunda fase da solicitação, por outro lado, é presencial.

Ela corresponde à perícia médica, que serve para avaliar se o trabalhador realmente está em situação que o incapacita de prestar serviços.

Dessa forma, o requerimento de benefício por incapacidade começa com o agendamento da perícia médica. Veja como fazer:

  • Para começar, acesse o Meu INSS, disponível em site e como aplicativo para celular;
  • Logo depois, clique em “Novo pedido” e “Pedido por incapacidade”;
  • Por fim, escolha uma data e um horário para a perícia médica que analisará a situação de incapacidade e confirme os dados.

Como é a perícia médica do INSS?

Depois de fazer o requerimento de benefício por incapacidade no Meu INSS, o trabalhador deve se apresentar, na data e horários de agendamento, ao local da perícia.

Neste momento, indica-se que o cidadão tenha em mãos documentos que comprovem sua situação de saúde.

Dentre eles estão:

  • Exames;
  • Laudos médicos;
  • Prontuários;
  • Receitas;
  • Atestados.

Além disso, lembre-se de responder a todas as perguntas do perito de maneira completa e correta, sem exagerar fatos ou omiti-los. O resultado da perícia sai no mesmo dia em que ela ocorre, até as 21 h.

Portanto, é possível conferir a conclusão da perícia logo após a ocorrência dela. Basta acessar o Meu INSS e entrar na opção referente aos requerimentos por incapacidade.

Veja como fazer: Resultado de benefício por incapacidade pode ser consultado sem sair de casa

Quer saber mais sobre os benefícios do INSS e sobre as regras de cada um deles? Então baixe e acesse o App do Guia. O aplicativo é gratuito e traz informações sobre finanças, benefícios e direitos. Por isso, não fique de fora e confira já!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça