Rotativo do cartão de crédito chega a 398% ao ano; veja 4 dicas vitais para evitar sofrer

28/09/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Os juros do rotativo do cartão de crédito já são conhecidos como os maiores do mercado financeiro nacional.

Publicidade

Os juros do rotativo do cartão de crédito já são conhecidos como os maiores do mercado financeiro nacional e atingiram um patamar ainda mais elevado.

O que são juros do rotativo do cartão de crédito?

Tratam-se da taxa de juros que o todos os cartões de crédito aplicam em caso de atraso no pagamento das faturas por parte dos seus clientes.

Em geral, são juros agressivos e que tendem a tornar a vida financeira do consumidor complicada caso sofra com o ‘efeito bola de neve’, de juros por cima de juros a cada fatura.

Juros do rotativo do cartão de crédito chegam a quase 400% ao ano em 2022

Em divulgação feita nesta quarta-feira, 28 de setembro, o Banco Central publicou a taxa média dos juros do crédito rotativo no país no último mês de agosto.

De acordo com o BC, as operações com crédito rotativo subiram de 349,9% ao ano para 398,4% ao ano no Brasil.

É o maior patamar desde 2017, quando na ocasião os juros estavam em 428% ao ano.

Como fugir do crédito rotativo?

Para não cair na cilada dos juros do rotativo do seu cartão de crédito, a recomendação principal é de utiliza-lo de maneira saudável.

Isto é:

  • Evitar que a fatura mensal se torne mais alta do que você pode pegar em determinado mês;
  • Pagar a fatura do cartão de crédito até a data de vencimento, não deixando ultrapassar para não sofrer com juros já no dia seguinte por algum deslize;
  • Evitar parcelamento da fatura, pois os juros já serão altos no próprio financiamento e, possivelmente, se tornarão ainda maiores em caso de um atraso devido ao rotativo;
  • Evitar pagar o valor mínimo da fatura do mês, pois o restante do valor já terá juros do rotativo acrescidos para a fatura seguinte.
Rotativo do cartão de crédito chega a 398% ao ano; como evitar?
Rotativo do cartão de crédito chega a 398% ao ano; como evitar? (Foto: Canva Pro)

Caí nos juros do rotativo do cartão, como pagar a dívida?

Já para quem não conseguiu evitar que sua fatura sofresse com o acúmulo de juros do rotativo do cartão de crédito, uma possibilidade é tentar trocar a dívida atual por outra com juros menores.

Para esse tipo de situação, um empréstimo, caso consiga acesso a crédito em algum banco, pode ser uma possibilidade melhor.

Isto porque, os juros do empréstimo serão certamente bem mais baixos do que os 398% ao ano do rotativo do cartão de crédito. Porém, essa hipótese deve ser entendida como uma solução de último caso.

A preferência, no entanto, é o pagamento da dívida à vista, caso consiga oferta de desconto perante ao banco emissor do cartão.

Use a cabeça e NÃO PARCELE A DÍVIDA DO CARTÃO DE CRÉDITO! Resolva o problema dos juros abusivos

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça