Veja como consultar seguro-desemprego sem sair de casa e fique atento às suas parcelas

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja como consultar seguro-desemprego de forma rápida e fácil, sem sair de casa, e veja se o receberá, o número de parcelas e valor.

Publicidade

Depois de solicitar o benefício é possível consultar o seguro-desemprego de diferentes formas. Com isso, você pode acompanhar a análise e a concessão (ou não) do auxílio. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba hoje, 14 de setembro, como consultá-lo!

O que é seguro-desemprego?

Ele é um benefício que se volta ao trabalhador desempregado que perdeu o emprego formal por dispensa sem justa causa. Portanto, ele se relaciona com a perda involuntária de emprego.

Quem tem direito ao benefício?

Somente tem direito ao seguro-desemprego os trabalhadores sem renda fixa (de outro emprego, sociedade em empresa ou recebimento de benefício do INSS). A única exceção se refere ao recebimento de pensão por morte ou auxílio-acidente.

Além disso, o trabalhador também precisa comprovar que prestou serviços formais por 6 meses a 12 meses antes do requerimento. O prazo varia de acordo com o número do pedido (se é o primeiro ou se o cidadão já recebeu o benefício anteriormente).

Como consultar a resposta ao pedido de seguro-desemprego?

consultar seguro-desemprego
Como consultar seguro-desemprego? Veja opções – Foto: Canva

 

Assim como a solicitação do seguro pode ser feita online, tanto pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital quanto pelo portal Emprega Brasil, a consulta sobre a concessão dele também ocorre na internet.

Para isso é possível tomar diferentes caminhos. Confira, nos itens abaixo, quais são eles e veja o que fazer.

Sine Fácil

Uma das maneiras de consultar o seguro-desemprego é pelo aplicativo da Sine Fácil para celular. Ele é um portal completo que pode trazer várias informações sobre o benefício.

Por exemplo, você pode receber notificações sobre as datas de pagamentos, bem como quantas serão as parcelas e seus respectivos valores.

Veja como usá-lo para fazer a consulta depois de solicitar o benefício:

  • Acesse o SiNE na Mão;
  • Logo depois, clique em “Consulta seguro-desemprego;”
  • Então, clique na opção “Notificações” ou em “Parcelas” e veja se houve a aprovação! Caso sim, as parcelas já terão previsão de quantidade e valores.

Como consultar o seguro-desemprego pelo site da Caixa Econômica

Outra forma de fazer a consulta ao benefício depois de pedi-lo é pelo site da Caixa Econômica Federal. Veja o que fazer:

  • Acesse o site da CEF;
  • Logo depois, clique em “Benefícios e Programas”, na aba superior;
  • Clique em “Seguro-desemprego”;
  • Na parte à direita da tela, clique na opção “Consultar o pagamento”, em laranja;
  • Em seguida, faça login com o número do seu CPF ou e-mail (ou faça um cadastro, caso ainda não tenha);
  • Por fim, basta consultar o seguro-desemprego e, em caso de aprovação, o número de parcelas e o valor delas.

Fui demitido e arrumei novo emprego; como fica o recebimento do seguro?!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça