Alerta para pais: gastos dentro dos jogos cresce e empresas usam técnicas de psicologia

24/05/2023

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Descubra como as microtransações nos jogos de videogame estão se tornando uma fonte essencial de receita para as empresas do setor.

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Microtransações nos jogos – Enquanto antigamente a compra de um jogo garantia todo o conteúdo disponível, hoje muitas empresas do setor dependem das receitas geradas pelas microtransações. Essas transações podem envolver aquisição de itens estéticos ou mesmo vantagens táticas dentro do jogo. Em resumo, são as compras que são feitas dentro dos jogos.

O mercado global de microtransações online está previsto para testemunhar um crescimento significativo nos próximos anos, com estimativas apontando para um aumento de US$ 67,94 bilhões em 2022 para US$ 76,66 bilhões em 2023.

Preocupação tende a aumentar em relação as microtransações

Apesar das projeções otimistas, alguns especialistas e consumidores estão expressando preocupações em relação a essa crescente tendência.

É que, no mundo dos jogos, a fronteira entre entretenimento e apostas está se tornando cada vez mais tênue, afirmou a professora Sarah Mills, especialista em geografia humana da Universidade de Loughborough (Reino Unido).

De acordo com suas pesquisas, as empresas estão recorrendo à psicologia comportamental para incentivar os jogadores a gastarem mais dinheiro com aquisições dentro do próprio game.

E como sinalizado pelos números apresentados mais acima, as compras durante os jogos têm se tornado cada vez mais comuns,.

Técnicas cada vez mais sofisticadas

Vicki Shotbolt, diretora-executiva da Parent Zone, uma organização voltada para ajudar os pais a lidarem com a vida digital de seus filhos, explica que os jogadores são motivados a gastar dinheiro em busca de evitar a monotonia e acelerar seu progresso no jogo.

Comprar itens virtuais ou moedas no jogo permite que os jogadores pulem as horas tediosas necessárias para avançar de nível, uma estratégia conhecida como “fun pain” ou “diversão dolorosa”.

Além disso, as chamadas “técnicas de ofuscação” têm sido amplamente utilizadas pelas empresas de jogos.

Essas técnicas, por sua vez, incluem a introdução de moedas próprias do jogo, que tornam difícil para os jogadores perceberem o quanto estão realmente gastando em dinheiro real.

Essa falta de transparência quanto aos gastos pode levar a despesas excessivas sem que os jogadores percebam.

Outra estratégia comum é o uso de “loot boxes” ou caixas de recompensa. Essas caixas contêm itens virtuais aleatórios, cujo conteúdo só é revelado após a compra.

Com informações da BBC

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

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