Auxílio Caminhoneiro pode ser solicitado até novembro; saiba mais detalhes

31/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Auxílio Caminhoneiro, lançado através da PEC 15/2022, continua aceitando novos beneficiários. Mas o prazo está chegando ao fim.

Publicidade

Auxílio caminhoneiro até novembro – O Auxílio Caminhoneiro, lançado através da PEC 15/2022, continua aceitando novos beneficiários. Mas o prazo está chegando ao fim. Saiba todos os detalhes aqui, no Guia do Ex-Negativado!

Chamado de Auxílio Caminhoneiro, foi formalmente batizado como Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro) e visa pagar um total de 6 parcelas no valor de R$ 1 mil, cada uma, a caminhoneiros brasileiros que se adequarem aos critérios.

Até o momento, já foram repassadas quatro parcelas entre agosto a outubro, restando os últimos dois meses do ano.

Solicitar o Auxílio Caminhoneiro até novembro

O prazo limite para transportadores solicitarem o benefício e receberem a 5ª parcela é 7 de novembro, na segunda-feira da semana que vem.

Caso não consiga se cadastrar até lá, ainda terá direito a receber a parcela de dezembro (6ª parcela) se a inscrição for feita até 28 de novembro.

Como fazer a autodeclaração do benefício para caminhoneiros?

A autodeclaração pode ser feita através dos seguintes canais:

  • Portal Emprega Brasil (mte.gov.br); ou
  • Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS)

Quem tem direito a solicitar o benefício para caminhoneiros?

Somente os caminhoneiros que cumprirem esses requisitos podem fazer a autodeclaração:

  • Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas (RNTRC) em situação ativa;
  • Registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em situação ativa;
  • Operação de transporte rodoviário de carga realizada em 2022;
  • CNH e CPF válidos, sem restrição no Detran ou na Receita Federal;

Quem estiver em situação cadastral pendente ainda pode regularizar a pendência na Agência Nacional de Transportes Terrestres para pedir o auxílio.

Auxílio caminhoneiro paga retroativo?

Não! No ato do anúncio do auxílio voltado para a classe dos transportadores autônomos, o Governo Federal deu ênfase à informação de que os caminhoneiros que solicitassem após o fim de agosto só receberiam as parcelas a partir do mês ao qual se cadastraram, sem direito aos pagamentos feitos anteriormente.

“Os caminhoneiros-TAC que efetuarem a autodeclaração após 29 de agosto somente terão direito a receber o benefício a partir do mês da realização da autodeclaração, desde que atendidos os demais requisitos legais, sem possibilidade de pagamento retroativo”, informa o portal GOV.br, em publicação do dia 16 de agosto de 2022.

Benefício caminhoneiro vai continuar em 2023?

O benefício é temporário, com objetivo de mitigar impactos do preço do combustível. Até o momento, não há informação de que pode continuar em 2023.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça