Aviso prévio indenizado ou trabalhado? Existe opção melhor para o trabalhador? Entenda

12/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aviso prévio indenizado ou trabalhado: qual é o melhor? Quais são as diferenças entre cada um deles? Descubra as respostas aqui!

Publicidade

Aviso prévio indenizado ou trabalhado? Qual a diferença entre eles? É possível aplicá-los em qualquer situação de rescisão? De quem é a escolha sobre o formato do período?

Essas são perguntas bastante relevantes sobre o período que sucede o final do contrato de trabalho, seja por dispensa pelo empregador ou comunicado de demissão do trabalhador.

O Guia do Ex-Negativado reuniu as respostas para essas perguntas, abaixo. Não deixe de conferi-las e de ver, também, qual é a melhor situação para o trabalhador.

Aviso prévio indenizado ou trabalhado? Qual é a diferença?

O aviso prévio corresponde ao período entre o comunicado de rescisão e o fim da prestação de serviços do trabalhador ao empregador.

No pedido de demissão, ele é um direito do empregador; por outro lado, na dispensa sem justa causa, ele é um direito do trabalhador. Portanto, em cada situação se volta à proteção de uma parte do contrato.

O aviso prévio indenizado é aquele em que o trabalhador não presta serviços, mas recebe o pagamento do período. Já o trabalhado é aquele em que as atividades continuam após a rescisão.

Quando se aplica cada tipo de aviso prévio?

A aplicação do aviso prévio indenizado ou trabalhado depende da situação. Veja:

  • Dispensa sem justa causa: permite a aplicação de ambos os tipos de aviso prévio;
  • Pedido de demissão: não permite a aplicação de indenização no aviso prévio. Caso ele venha a existir, será trabalhado.

Quem escolhe o formato do aviso prévio e se ele existirá?

Em ambos os casos (demissão ou dispensa) a escolha é do empregador. Na dispensa sem justa causa, ele pode exigir o trabalho ou, então, dispensar as atividades no período, mas manter a remuneração.

No caso de exigência de prestação de serviços, aliás, o trabalhador tem direito à redução da jornada diária em 2 horas. Ou, então, a não trabalhar nos últimos 7 dias do contrato.

Por outro lado, no pedido de demissão só existe o aviso prévio indenizado. Nesta hipótese, então, caso o empregador exigi-lo e o trabalhador se recuse, pode ocorrer o desconto de 1 salário mensal das verbas rescisórias.

Cabe ressaltar que em ambos os casos (aviso prévio trabalhado ou indenizado) o tempo do aviso conta como contrato de trabalho ativo. Portanto, a anotação final da rescisão na CTPS corresponde ao dia final do período. Igualmente, ele gera reflexos em verbas salariais.

Como fica o aviso prévio no acordo de dispensa?

No caso de acordo de rescisão entre trabalhador e empresa, o aviso prévio será de 50%. Portanto, em um contrato de trabalho de 2 anos completos, em que seriam 36 dias de aviso, há 18 deles.

Pediu demissão e quer sacar o FGTS? Veja quais são as possibilidades para movimentação de valores retidos!

O que é melhor para o trabalhador: aviso prévio indenizado ou trabalhado?

Para o trabalhador, o melhor é sempre o aviso prévio indenizado. Afinal, durante o período ele não presta serviços, mas recebe o salário da mesma forma. Com isso, pode se voltar integralmente à tarefa de encontrar um novo emprego.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça