,

Banco pode reter salário para pagamento de dívida? Saiba evitar descontos indevidos

05/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O banco pode reter salário para pagamento de dívida? O que diz a lei sobre isso? Confira as respostas e saiba como lidar com as dívidas.

Publicidade

Banco pode reter salário para pagamento de dívida? Essa é uma dúvida comum de quem está com dívidas em aberto, especialmente quando o credor é uma instituição bancária.

Afinal, se já está difícil pagar as contas e mantê-las em dia, com a retenção salarial o cenário fica muito pior. Saiba como isso funciona e o que diz a lei sobre o bloqueio do salário, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Banco pode reter salário para pagamento de dívida?

Não, não pode. A lei proíbe essa prática, pois prevê a impenhorabilidade salarial. Ou seja, o salário e benefícios previdenciários não podem sofrer bloqueio ou retenção da instituição bancária. É isso, afinal, que prevê a Constituição Federal:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

X – proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa.

Portanto, o banco não pode reter salário para pagamento de dívida. A única exceção se refere aos empréstimos consignados, cuja quitação ocorre com o desconto diretamente na remuneração de quem contratou o crédito.

Todavia, mesmo neste caso a retenção somente pode alcançar 30% da renda, e dentro dos limites do contrato firmado com o banco. Desse modo, a retenção de 100% da renda não tem permissão legal.

O que fazer em caso de retenção salarial?

Ainda que o banco não possa reter salário para pagamento de dívida, conforme previsto em lei, não raro as instituições bancárias ignoram essa proibição e promovem o bloqueio mesmo assim. Neste caso, o consumidor tem uma série de direitos.

Um deles é requerer o desbloqueio dos valores presentes em conta. Outro é solicitar a condenação do banco ao pagamento de danos morais. Para isso, basta comprovar que ocorreu o bloqueio ilegal e que ele prejudicou o consumidor.

Neste caso, então, o consumidor deve entrar com uma ação judicial em um Juizado Especial Cível ou em uma Vara Cível. Assim, poderá proteger seus direitos e desbloquear os valores retidos pelo banco.

Por outro lado, ainda que o banco não possa reter salário para pagamento de dívida, ele também pode buscar o cumprimento dela na Justiça. Neste caso existem várias consequências, inclusive é possível que ocorra o bloqueio de outros bens.

Saiba mais: O que acontece se eu não pagar o cartão crédito? O que eu devo fazer? Entenda

Por isso, é muito importante buscar o pagamento das dívidas e manter suas contas em dia. Para isso, você encontra dicas incríveis e 100% gratuitas no App do Guia. Veja oportunidades de ganhar dinheiro e aprenda como lidar melhor com suas finanças.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça