Direito ao arrependimento é direito do consumidor; conheça regras para ter dinheiro de volta

18/11/2022

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O direito ao arrependimento é um dos principais direitos dos consumidores, especialmente na era das compras online. Saiba como funciona!

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O direito ao arrependimento faz parte do sol de direitos do consumidor. Sua aplicação, contudo, depende do respeito aos seus prazos e limites.

Quer saber se você pode exercê-lo? Então continue lendo. Abaixo, o Guia do Ex-Negativado explica tudo o que você precisa saber sobre esse que é um dos direitos dos consumidores mais usados na atualidade.

O que é direito ao arrependimento?

Ele nada mais é do que o direito do consumidor de se arrepender de uma transição feita. Por exemplo, de uma compra ou de uma contratação de serviços.

Assim, é possível desfazer a compra ou a contratação. Com isso, o consumidor recebe de volta o seu dinheiro com a devida atualização monetária.

Essa é uma alternativa à devolução do produto por defeito ou incompatibilidade com a propaganda. Afinal, não há necessidade de justificar o motivo do arrependimento.

Quando o direito ao arrependimento se aplica?

Ele somente se aplica para compras e contratações remotas. Isto é, feitas por telefone ou pela internet, por exemplo.

E nas compras físicas?

A lei não tem qualquer previsão da possibilidade de se aplicar o direito ao arrependimento nas compras físicas.

Aqui a interpretação é que em compras em lojas físicas o consumidor teve contato com o produto. Por isso, atestou sua qualidade e o viu presencialmente, o que não ocorre nas compras online.

Recebendo cobranças de dívidas vencidas? Conheça seus direitos e saiba o que pode estar acontecendo!

Qual é o prazo para se arrepender de uma compra?

Conforme previsão legal, quem quiser exercer o direito de arrependimento por uma compra online ou pelo telefone deve se apressar! O prazo é de 7 dias.

Contudo, ele somente conta a partir do ato de recebimento do produto ou da assinatura dele. Portanto, o consumidor tem um tempo entre o recebimento e a decisão de desfazer a compra.

Preciso justificar o motivo da desistência da compra?

Não. A lei não estabelece a necessidade de apresentação de justificativa par o exercício do direito ao arrependimento.

Além disso, saiba que o comerciante também não pode se negar a fazer o cancelamento da operação por motivos como abertura da embalagem.

Desde que o arrependimento seja exercido dentro de 7 dias a partir do recebimento do produto na compra remota, você tem o direito de receber o dinheiro de volta.

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Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

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