,

“Empresa Amiga da Mulher” dá vantagem em licitações e contratações públicas

24/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O selo “Empresa Amiga da Mulher”, tem o objetivo de valorizar organizações que promovem ambientes de trabalho mais justos.

Publicidade

Em resposta ao crescente número de casos de violência doméstica e as disparidades salariais entre os gêneros, foi apresentado pelo governo o selo: “Empresa Amiga da Mulher“. Essa medida foi implementada após a promulgação da Lei 14.682/23.

Ela tem como objetivo principal reconhecer e valorizar as empresas que, por sua vez, se comprometem na adoção de práticas e políticas específicas. Tais como as que promovem, ativamente, a inclusão e o respeito aos direitos das mulheres no local de trabalho.

Isso pode incluir ações como garantir que homens e mulheres recebam salários iguais por trabalho igual, fornecer treinamento e conscientização sobre questões de gênero e, ainda, oferecer apoio às funcionárias que enfrentam situações de violência doméstica.

Sobre o programa “Empresa Amiga da Mulher”

Essa nova certificação, válida por dois anos, não apenas serve como um reconhecimento, mas também pode ser uma vantagem competitiva para empresas, em licitações e contratações pelo setor público.

Para conquistar esse distintivo, as organizações devem cumprir ao menos duas das quatro diretrizes propostas:

  • criar oportunidades para mulheres que sofreram violência;
  • promover a participação feminina em cargos estratégicos;
  • capacitar a equipe acerca dos direitos das mulheres;
  • garantir a remuneração equitativa em posições equivalentes.

Adicionalmente, o governo lançou outro distintivo, o “Empresa Amiga da Amamentação”, para empresas que incentivam e respeitam o direito das mulheres ao aleitamento materno, sobretudo durante o “Agosto Dourado”, mês de conscientização sobre o tema.

Empresas, por sua vez, que desrespeitam direitos trabalhistas ou que são penalizadas por envolvimento com trabalho infantil, não são consideradas para o selo. Por conseguinte, podem ter a certificação revogada.

Quadro da violência contra a mulher

Dados preocupantes têm vindo à tona nos últimos anos.

Pesquisa realizada em 2022 pela Rede de Observatórios da Segurança trouxe um quadro perturbador: a violência contra a mulher ocorre a uma taxa de uma a cada quatro horas em solo brasileiro.

Esse número não só destaca a urgência de ações direcionadas a proteger esse grupo, como também revela a profundidade dos desafios que o país enfrenta.

Além disso, embora a busca por igualdade de gênero no mercado de trabalho tenha sido intensificada, ainda há muito a ser conquistado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já destacou que, mesmo em tempos recentes, a diferença salarial persiste em marcantes 22% entre homens e mulheres.

Leia mais:

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça