,

O FGTS pode ser descontado do seu salário? Para onde vai o valor? Desvende esses mistérios

18/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra se o FGTS é descontado do salário e quem tem direito a ele. também, confira como é o cálculo e quanto você recebe.

Publicidade

O FGTS é descontado do salário? Essa é uma parcela que é de direito de uma série de trabalhadores. Apesar disso, é natural que haja dúvida quanto à forma de pagamento, especialmente pela confusão feita entre ele e os recolhimentos de INSS.

Para acabar de vez com essas dúvidas, o Guia do Ex-Negativado trouxe as informações que você precisa saber sobre o Fundo de Garantia. Saiba como é seu pagamento, quem o custeia e o valor dele.

Quem tem direito ao Fundo de Garantia?

Recebem FGTS os empregados urbanos e rurais, aprendizes, domésticos, intermitentes, temporários e avulsos. Portanto, todos os trabalhadores formais o recebem.

Uma vez que estágio não constitui relação de emprego com anotação em carteira, não gera direito ao Fundo de Garantia.

O FGTS é descontado do salário do empregado?

Não, pois o FGTS é um direito, e não uma obrigação do trabalhador.

Por isso, o Fundo de Garantia funciona como um benefício. Ou seja, não há desconto dele da remuneração do empregado. Dessa forma, é como se fosse um adicional.

Qual é o valor do FGTS?

O cálculo do FGTS, que não é descontado do salário, tem como base  a remuneração mensal do trabalhador, pois conta horas extras e outros benefícios de natureza salarial.

A porcentagem varia de acordo com o tipo de contrato, veja:

  • Trabalhadores urbanos, rurais, avulsos, intermitentes: 8%;
  • Domésticos: 8% + 3,2% (11,2%), pois há antecipação da multa rescisória;
  • Aprendizes: 2%.

Assim, considere um trabalhador urbano que receba R$ 1.500 ao final do mês. Para saber quanto de FGTS ele receberá, basta multiplicar este valor por 0,08. Neste exemplo, o Fundo de Garantia mensal seria de R$ 120.

Para onde vai o valor do FGTS?

O FGTS não é descontado do salário, pois é um benefício. Seu pagamento, todavia, ocorre em uma conta específica na Caixa Econômica Federal.

Ela é exclusiva para o Fundo de Garantia, de modo que não é possível usá-la para outros objetivos.

Além disso, a movimentação do FGTS somente pode ocorrer em ocasiões específicas. Por exemplo, no desligamento sem justa causa, no acordo de rescisão e na aposentadoria, dentre outras situações.

Confira: Como receber a revisão do FGTS de 1999 a 2022? Tudo que precisa saber sobre o tema

Conheça outros direitos dos trabalhadores e quais são as regras que se aplicam sobre eles. Para isso, baixe e acesse o App do Guia, que diariamente traz informação e soluções financeiras para você.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça