Lula e catadores: presidente assina decretos para estimular trabalho de reciclagem

15/02/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Novos decretos foram assinados pelo presidente da República, Lula (PT), este com foco nos catadores. Confira aqui!

Publicidade

Novos decretos foram assinados pelo presidente da República, Lula (PT), este com foco nos catadores e no processo de reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis no país. Entenda, aqui no Guia do Ex-Negativado, o impacto das novas medidas.

Lula e catadores: conheça os novos decretos assinados para a reciclagem

Em um decreto, foram criados o “Programa Diogo Santana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular” e retorno do antigo Programa Pró-Catador, que havia sido extingo em 2020 pela gestão Bolsonaro (PL).

Já no segundo decreto, o presidente Lula revogou o Recicla+ e instituiu três novos instrumentos: o Certificado de Crédito de Reciclagem; o Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral; e o Crédito de Massa Futura.

Segundo o presidente da República, o objetivo dos decretos é de estimular o trabalho de reciclagem no Brasil, colocando os catadores em lugar de destaque no comércio de reciclagem.

As assinaturas ocorreram com a presença de dezenas de catadores e líderes da classe no Palácio do Planalto, em Brasília.

A recriação do Pró-catador e a criação de novos programas atendem a promessas de campanha do presidente Lula durante a disputa eleitoral em 2022.

O que é certificado de crédito de reciclagem?

Um certificado de crédito de reciclagem (CCR) é uma ferramenta de mercado usada para incentivar e rastrear a reciclagem de resíduos.

Ele funciona como um comprovante de que uma determinada quantidade de resíduos foi reciclada, permitindo que empresas e governos atendam às metas de reciclagem e compensem as deficiências em sua própria produção de resíduos.

Quem foi Diogo Santana, que leva o nome no novo decreto de Lula para os catadores?

O nome do ex-advogado entrou no nome do novo programa Pró-Catador a pedido dos próprios catadores. Ele foi responsável pela criação do programa em 2010 e morreu em 2020, aos 41 anos.

Diogo atuou no gabinete da Presidência da República e na Casa Civil durante os governos de Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016).

App para ajudar a controlar as finanças pessoais

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça