MEI pode perder gratuidade e benefícios em contas digitais neste ano

07/07/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O BC está estudando uma mudança na regulamentação da oferta de serviços sem custos, e MEI pode perder gratuidade em contas digitais.

Publicidade

O Banco Central está estudando uma mudança na regulamentação da oferta de serviços sem custos em bancos brasileiros, o que pode afetar diretamente o bolso de quem é Microempreendedor Individual. Isto porque o MEI pode perder gratuidade em contas digitais.

É comum que as fintechs ofereçam serviços bancários sem custos para seus clientes, sejam eles de Pessoa Física ou de Pessoa Jurídica.

Sendo assim, um MEI pode ter acesso a uma conta PJ e os benefícios que são destinados somente às empresas, tendo em vista que há emissão de CNPJ para essa modalidade empresarial no país.

Mas, é possível que essa vantagem seja extinta pelo Banco Central em breve, de acordo com uma minuta de resolução divulgada pelo BC, como publica o jornal Folha de S. Paulo.

MEI pode perder gratuidade em contas digitais

A resolução estabelece 0,5% como teto da tarifa de intercâmbio para transações que são feitas com uso de cartões pré-pagos emitidos pelas fintechs – que são bancos digitais como Nubank, Inter, C6 Bank, PagBank e outros.

Há também aplicação do limite de 0,5% para as operações que utilizam cartões corporativos em compras não presenciais.

Por tarifa de intercâmbio, estamos falando sobre o percentual pago pelas operadoras de cartão às instituições financeiras, sendo que hoje elas recebem até 1,5% como tarifa.

Essa é uma das principais remunerações das fintechs que, por essa razão, podem precisar rever alguns serviços que ainda são gratuitos.

Como, por exemplo, a ausência de cobrança de taxa de manutenção e anuidade para MEIs e outras empresas.

Um exemplo desse impacto foi estimado pela Zetta, organização que reúne instituições financeiras digitais. De acordo com o levantamento, os clientes das fintechs teriam deixado de economizar R$ 24 bilhões caso essa regulamentação tivesse sido adotada em 2021.

Desde a pandemia de Covid-19, o número de MEIs no Brasil continua em forte crescimento, sendo essa modalidade empresarial a responsável por mais da metade dos negócios em atividades no país.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça