O que acontece se estourar cartão de crédito e não pagar? Atenção ao que vem depois

30/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra quais são as consequências de estourar cartão de crédito e não pagar e fique de olho na sua fatura!

Publicidade

Estourar cartão de crédito e não pagar pode gerar uma série de consequências bastante negativas para o devedor. Veja no Guia do Ex-Negativado quais são elas e busque soluções para evitá-las!

Confira o que acontece ao estourar cartão de crédito e não pagar

Cada cartão de crédito possui seu próprio limite. Você pode usá-lo em parte ou integralmente e, no mês seguinte, deve quitar a fatura.

O pagamento pode ser parcial ou total.

Contudo, caso você estoure o cartão, ou seja, utilize todo o limite disponível e não pague a dívida, não poderá usá-lo até que pague a fatura.

Porém, a impossibilidade de uso do cartão de crédito ao estourá-lo e não pagar não é a única consequência.

Além disso, também existem outros reflexos desta dívida.

Incidência de juros e multas

Enquanto você não quitar a dívida de cartão de crédito, sobre ela recairão juros e multas que farão com que o valor se torne cada vez maior.

Leia: Tem como tirar juros do cartão de crédito? O que pode ser feito para lidar com o problema

Negativação

Outra consequência de estourar o cartão de crédito e não pagar a dívida é a negativação do seu CPF.

Neste caso, seu nome fica sujo, o que gera obstáculos para o acesso a empréstimos e cartões.

Ação de cobrança

Por fim, não pagar a dívida do cartão de crédito também pode gerar uma ação de cobrança contra você.

Nesta hipótese, o banco leva a dívida até a Justiça a fim de obter o dinheiro do qual é credor.

Aqui, então, você terá que arcar não apenas com o valor da dívida e dos juros que incidem sobre ela, mas também com custas judiciais e honorários advocatícios.

Como evitar juros, ações e negativação?

Para isso, pague sua fatura sempre em dia e controle seus gastos com o cartão de crédito.

Quando não for possível pagar a dívida integralmente, busque, ao menos, pagar parte dela.

Caso isso também não seja uma solução, entre em contato com o banco e busque negociar a dívida, como pelo parcelamento dela.

Além disso, esforce-se para ter mais controle sobre seu orçamento. Corte despesas desnecessárias e saiba o que entra e o que sai da sua conta.

Para isso, conte com o App do Guia. Além de trazer diariamente informações e dicas financeiras, o aplicativo também oferece uma planilha para ajudar você a controlar seu dinheiro. Baixe e confira!

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça