PIS/PASEP 2021 ainda será pago em 2022? Entenda o assunto

02/08/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

PIS/PASEP é o benefício pago anualmente aos trabalhadores da rede pública e privada que fazem parte dos critérios. Saiba detalhes.

Publicidade

Após o Governo ter suspendido o pagamento do Abono Salarial dos trabalhadores da iniciativa privada e também da rede pública em 2021, o ano de 2022 marcou o pagamento do PIS/PASEP de 2020, mas o benefício do ano passado ainda não tem data marcada.

PIS/PASEP é o benefício pago anualmente aos trabalhadores da rede pública e privada que fazem parte dos critérios – que serão destalhados no fim deste texto. A cada ano, o Governo repassa o pagamento do exercício do ano anterior.

Mas não foi o que aconteceu em 2022, como dito anteriormente, devido ao atraso no repasse em 2021, em razão da pandemia de Covid-19. Dessa forma, o Governo ficou com duas rodadas de pagamento para realizar, mas só fez uma até agora.

A partir daí, a dúvida que fica é se o benefício – que é um direito trabalhista – referente ao ano passado ainda será pago neste segundo semestre.

PIS/PASEP de 2021 será pago em 2022?

Até o momento, não há nenhuma data prevista e tampouco uma perspectiva por parte do Governo de repassar este benefício trabalhista no segundo semestre de 2022. Portanto, é possível afirmar que não.

A justificativa é de que a pandemia atrasou o pagamento em 2021 e, neste ano, os cofres públicos não teriam condição de arcar com duas rodadas do PIS/PASEP.

Ideia Legislativa tenta fazer tema virar assunto no Congresso

No site oficial do Senado Federal, uma ideia legislativa foi lançada com o seguinte tema: “Pagamento do abono salarial para quem trabalhou em 2021 – 2º semestre de 2022”.

A ideia foi proposta pelo cidadão Charlesson Campos, do Maranhão, que justifica da seguinte forma:

“O pagamento do abono salarial ano base 2021 ficou com data de pagamento atrasada, para evitar mais atrasos ainda, o mesmo deverá ocorrer no ainda segundo semestre de 2022. Podendo ser de julho a dezembro, como comumente acontecia”.

Para que a ideia se torne uma Sugestão Legislativa e seja debatida pelos Senadores, é necessário receber 20.000 votos, ou apoios, no site oficial do Senado (senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=162492).

Quem pode receber PIS/PASEP?

Podem receber o benefício somente quem atender aos requisitos da Lei:

– Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base do calendário;

– Possui carteira de trabalho e estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;

– Ter seus dados na RAIS/e-Social adicionados pelo empregador; e

– Ter recebido no máximo dois salários mínimos no calendário em questão.

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça