Abraciclo: produção de motos cresceu 21,4% no primeiro trimestre deste ano

17/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Produção de motos no Brasil tem o mais alto desempenho registrado nos últimos nove anos de acordo com a Abraciclo.

Publicidade

A produção de motos no Brasil no primeiro trimestre de 2023 cresceu 21,4%, totalizando 397,1 mil unidades, o melhor resultado para o período em nove anos. É o que informa a Associação Brasileira dos Fabricantes e Distribuidores de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Somente em março foram montadas 152,45 mil motos, um aumento de 25,3% em relação a fevereiro e 11,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O novo presidente da Abraciclo, Marcos Antônio Bento, disse que as fabricantes estão operando normalmente, sem interrupções na produção, e que a tendência é de que a produção continue acelerada nos próximos meses.

Abraciclo e suas projeções para o mercado de motocicletas

A Abraciclo trata-se de uma entidade representativa do setor de duas rodas no Brasil, que tem como objetivo principal defender os interesses das empresas associadas e contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional de motocicletas, ciclomotores e bicicletas.

Ela atua em diversas áreas, como a promoção de campanhas de segurança no trânsito, o fomento à inovação tecnológica, a defesa do meio ambiente, entre outras.

Estimativa de produção

A Abraciclo estima que a produção de motos no Brasil cresça 9,7% em 2023, alcançando a marca de 1,55 milhão de unidades produzidas.

No primeiro trimestre, a produção teve alta de 21,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 397,1 mil motos.

A previsão é que a produção continue em alta nos próximos meses, com a redução da fila de espera para os modelos de baixa cilindrada e scooters.

As vendas acompanham esse crescimento, com alta de 30% em relação ao mesmo período de 2022 e a estimativa de licenciar 1,49 milhão de motos em 2023.

Mercado externo

As vendas de motos no mercado externo não estão boas para as montadoras.

Entre janeiro e março deste ano, as fábricas de Manaus exportaram 2,9% menos motos em comparação com o mesmo período de 2022. Em março, a queda nas exportações foi de 28,7% em relação ao mesmo mês do ano passado e 12% em relação a fevereiro.

A Argentina lidera como principal mercado, com 27,3% do total embarcado, seguida pela Colômbia (25,2%) e Estados Unidos (14,5%). As dez empresas afiliadas à Abraciclo são responsáveis por 96% do mercado brasileiro de motos.

Siga-nos no Google Notícias e continue atualizado!

Google Notícias – Guia do Ex-Negativado – Direitos e Benefícios

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça