Qual é o limite de faturamento MEI? Conheça as regras

30/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

É chamado de MEI o Microempreendedor Individual. E quanto ao limite de faturamento MEI no ano? Confira abaixo detalhes.

Publicidade

É chamado de MEI o Microempreendedor Individual, que funciona como um modelo empresarial simplificado, no qual é possível contratar um funcionário e pagar um imposto mensal por meio de DAS. E quanto ao limite de faturamento MEI no ano? Confira detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.

O modelo de empresa MEI foi criado em 2009, durante a segunda gestão do então presidente Lula (PT), e se trata de uma natureza jurídica lançada com o intuito de reduzir a informalidade no Brasil.

Com a formalização, o pequeno empreendedor passa a ter CNPJ e acesso a benefícios como empresário. Mas também precisa seguir as regras do programa.

Qual é o limite de faturamento anual do MEI?

Um MEI pode faturar no máximo R$ 81 mil em um período de 12 meses entre janeiro a dezembro, ou proporcional ao período da abertura da empresa.

Por exemplo, caso tenha aberto seu cadastro como Microempreendedor Individual em fevereiro, só poderá faturar até R$ 74,2 mil, e assim por diante.

E se passar do limite de MEI?

Caso ultrapasse o limite na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), correrá o risco de ser multado pela Receita Federal e até passar para outro modelo de negócio, como Microempresa (ME), pagando mais impostos.

Quem pode se tornar MEI?

Qualquer brasileiro acima de 18 anos, com CPF regular perante à Receita Federal, e que exerça alguma das centenas de atividades permitidas pela Lei do MEI.

Como abrir MEI gratuito?

A abertura de um negócio como MEI não requer gasto de dinheiro e tampouco necessita sair do conforto da sua residência ou do seu local de trabalho.

É possível abrir MEI a qualquer momento pelo site gov.br, que é a plataforma oficial do Governo Federal, acessando o menu “empresas e negócios”.

Na página citada acima, há a opção de abrir MEI. Para isso, será necessário ter apenas uma conta gov.br aberta – ou realizar o cadastro rápido na própria plataforma – e inserir as informações que são solicitadas no momento da abertura.

Após concluir o formulário, o empreendedor receberá um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para a empresa aberta.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça