,

Quem trabalhou em 2021 tem direito ao PIS em 2023? Veja se você possui dinheiro a receber

29/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quem trabalhou em 2021 tem direito ao PIS em 2023? Entenda se você possui dinheiro a receber e onde consultar seus valores.

Publicidade

Quem trabalhou em 2021 tem direito ao PIS? – Em meio ao pagamento do abono salarial por parte do governo em 2023, quem trabalhou no ano de 2021 está levantando dúvidas sobre a possibilidade ou não de ter direito ao PIS.

O PIS é como o abono salarial é chamado, este que é um benefício pago anualmente aos trabalhadores cadastrados no programa e que atendem a certos critérios.

Abaixo, o Guia do Ex-Negativado explica como está sendo feito o pagamento do atual calendário do PIS/PASEP em 2023, quem tem direito a receber e onde os valores são repassados.

Afinal, quem trabalhou em 2021 tem direito ao PIS em 2023?

A resposta é sim! Isso porque, o ano-base do atual cronograma de pagamentos é exatamente 2021.

Em razão de o calendário estar atrasado em um ano, os trabalhadores que trabalharam há dois anos são os beneficiários do abono salarial de 2023.

Mas, para isso, é necessário não só ter trabalhado no ano de 2021, mas principalmente cumprir todos os requisitos que são necessários.

Quem trabalhou em 2021 tem direito ao PIS a partir de alguns critérios

Para ter acesso a alguma quantia de até um salário mínimo é necessário que cumpra os requisitos:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base (2021);
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos no período trabalhado;
  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) referente ao ano-base.

Se o trabalhador atender a esses critérios, ele terá direito a receber o abono salarial do PIS.

Como o PIS está sendo pago para quem tem direito?

Todos os trabalhadores com direito ao PIS recebem valores por meio da Caixa Econômica Federal.

Quem é correntista ou tem uma poupança comum ativa, recebe o valor que lhe é de direito através do próprio saldo da conta.

Já quem não possui conta-corrente e nem poupança na Caixa, tem o dinheiro repassado por meio do aplicativo Caixa Tem, através de uma poupança digital aberta automaticamente em nome do favorecido.

App grátis te ajuda a ficar por dentro dos seus direitos e benefícios

É fundamental acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão!

Acesse diariamente o App do Guia e fique sempre em dia com seus direitos e benefícios!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça