Renda fixa e renda variável: entenda as diferenças e saiba em qual investir

06/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Renda fixa e renda variável, em qual das duas modalidades devo investir? Essa é a dúvida de muitas pessoas que querem aplicar dinheiro.

Publicidade

Renda fixa e renda variável, em qual das duas modalidades devo investir? Essa é a dúvida de muitas pessoas que querem iniciar sua vida no mundo dos investimentos, mas ainda não buscam entender qual das duas possibilidades seria mais viável para seu perfil. Confira aqui no Guia do Ex-Negativado e tire suas dúvidas.

Há tempos atrás, realizar investimentos era tido como uma ação voltada apenas para pessoas com perfil financeiro elevado, com a poupança sendo a melhor e praticamente única solução para as demais classes.

Nos dias atuais, a situação mudou drasticamente. As oportunidades de investir dinheiro se tornaram altamente democráticas, podendo ser alcançadas por qualquer público em quase qualquer aplicativo de fintechs.

Bancos digitais, corretoras já tradicionais ou recém-criadas atualmente são as principais plataformas que permitem ao consumidor comum se tornar um investidor, mesmo que seja aplicando pouco dinheiro – alguns CDBs permitem investimentos a partir de R$ 1.

Renda fixa e renda variável: entenda quais são as diferenças

Nas plataformas de investimentos, os bancos e as corretoras costumam separar as opções que possuem em páginas diferentes para as modalidades de renda fixa e renda variável. E faz sentido, pois cada uma tem seu estilo próprio.

Como funciona a renda fixa?

Suas principais características, e que chamam a atenção de um público mais conservador, são as seguintes:

  • Títulos prefixados: o investidor já sabe a taxa de juros contratada e aguardará o lucro em cima desse valor.
  • Títulos pós-fixados: possuem rentabilidade atrelada a variação de algum índice, como Selic, CDI ou IPCA. Podem até variar, mas o investidor continua sabendo o que esperar, com a garantia de que haverá rendimento constante.

Como funciona a renda variável?

Por sua vez, as modalidades de investimentos em renda variável são voltadas para um público que buscam maiores lucro, a custo de aplicações arriscadas que podem ou não gerar rendimento. Com isso, suas características são:

  • Não há garantia de retorno do investimento;
  • Dessa forma, um mês pode gerar lucro alto e no mês seguinte pode acabar em prejuízo;
  • As condições da rentabilidade não são definidas previamente como ocorre na renda fixa.
Renda fixa e renda variável: entenda as diferenças e saiba em qual investir
Renda fixa e renda variável: entenda as diferenças e saiba em qual investir (Foto: Canva)

Exemplos de investimentos em renda fixa

Dentre os principais títulos de investimento em renda fixa, os destaques do mercado são:

  • Títulos públicos do Tesouro Direto;
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário);
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio);
  • RDB (Recibo de Depósito Bancário); e
  • Debêntures.

Exemplos de investimentos em renda variável

Os modelos mais famosos de investimentos em renda variável são:

  • Ações;
  • FII (Fundos de Investimento Imobiliário);
  • Derivativos;
  • Fundos de ações;
  • Commodities (ouro, soja, café, dólar, etc);

Poupança é renda fixa ou variável?

Além dos citados acima, a caderneta de poupança é um dos exemplos de aplicações em renda fixa.

O motivo é que todo poupancista sabe quanto poderá lucrar com o dinheiro aplicado para render na poupança. Portanto, não há surpresas.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça