,

Tem como pedir revisão do FGTS pela internet? O que é preciso ser feito? Entenda tudo

30/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja como pedir revisão do FGTS pela internet e saiba mais sobre o julgamento do STF que poderá beneficiar milhões de trabalhadores.

Publicidade

Tem como pedir revisão do FGTS pela internet? Os índices de correção monetária dos valores de Fundo de Garantia estão em revisão. Caso haja o reconhecimento de que a taxa aplicada até então não é a correta, trabalhadores podem garantir um valor extra significativo.

Para isso, todavia, será necessário requerer a revisão do Fundo de Garantia. Isto é, ela não será automática, caso haja sua aprovação. Portanto, somente quem requerê-la poderá receber as diferenças.

Mas como entrar com esse pedido de revisão do Fundo de Garantia? É possível fazer isso online? As respostas para estas perguntas você encontra aqui no Guia do Ex-Negativado.

Tem como pedir revisão do FGTS pela internet?

Não. A revisão do Fundo de Garantia e dos índices de atualização monetária aplicáveis sobre ele é feita de modo judicial. Isto é, perante a Justiça, por meio do ajuizamento de uma ação.

Portanto, é necessário ajuizar uma ação de pedido de revisão dos valores perante a Justiça Federal. Neste caso, o trabalhador deverá apresentar o valor que recebeu de FGTS e qual era o valor ao qual teria direito caso a atualização ocorresse com as taxas corretas.

Para isso, então, busque auxílio de um advogado. Ele poderá orientar você sobre todas as informações necessárias para pedir a revisão do FGTS. Igualmente, auxiliar com os cálculos para comprovação do prejuízo do trabalhador.

Até quando é possível entrar com ação para revisão do Fundo de Garantia?

Existe uma dúvida se o STF (Supremo Tribunal Federal), que irá julgar as revisões em abril, limitará os efeitos da decisão à data de sua publicação ou não. Por isso, é possível que somente tenha direito à revisão quem tiver ajuizado uma ação até o julgamento.

O julgamento está previsto para ocorrer no dia 20 de abril. Nele, os ministros do STF decidirão se as taxas até então aplicáveis para a correção monetária do FGTS são constitucionais ou não.

O argumento para a revisão se baseia no fato de que a correção pela Taxa Referencial (TR) ficou abaixo da inflação a partir de 1999, de modo que os trabalhadores foram prejudicados.

Caso ele seja aceito, quem pedir a revisão do FGTS poderá receber as diferenças entre o valor recebido e aquele que lhe era devido de acordo com o índice de correção monetária correto, que poderá ser o INPC.

Acompanhe as novidades sobre a revisão do Fundo de Garantia no App do Guia. Nele você encontra tudo sobre ela e sobre o julgamento que ocorrerá em abril. Desse modo, acompanhe seus direitos!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça