Canal de denúncias online para cobrança abusiva em postos já tem mais de mil reclamações

24/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Senacon e Procons fiscalizam postos de combustíveis em todo o Brasil para proteger os consumidores. Confira as ações contra preços abusivos!

Publicidade

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou na última segunda-feira (22), o lançamento de um novo canal de denúncias online, com o intuito de combater ocorrências de cobranças abusivas nos postos de combustíveis. E já nesta quarta-feira (24), liderará o Mutirão do Preço Justo em todo o país.

Essa iniciativa tem como objetivo proteger os direitos dos consumidores e coibir práticas que prejudicam os bolsos dos brasileiros.

Como fazer as denúncias

A partir de agora, os consumidores podem enviar suas reclamações sobre preços abusivos nos postos de gasolina por meio de um formulário disponível no site da Senacon.

Ao acessar o formulário online, os consumidores poderão fornecer informações detalhadas sobre a localização do posto, o tipo de combustível, a data e o valor praticado, além de qualquer outra informação relevante. Para acessar, basta clicar aqui.

Essa iniciativa surge logo após a diminuição dos preços dos combustíveis pela Petrobras na última semana, com o intuito de proteger os consumidores de práticas desleais.

O novo canal de denúncias tem como principal objetivo investigar e combater práticas abusivas no setor de combustíveis, aplicando as sanções que provém da legislação consumerista.

Com a parceria estabelecida entre a Senacon e outros importantes órgãos de defesa do consumidor, como Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), espera-se promover maior eficácia e celeridade na fiscalização de potenciais infrações.

Primeiros resultados e novas ações

Os primeiros resultados já começaram a chegar. Em seu primeiro dia de abertura para reclamações, a Secretaria recebeu mais de 1.000 denúncias sobre preços abusivos praticados por postos de combustíveis.

Minas Gerais lidera a lista com 149 denúncias, seguido por Ceará, São Paulo, Bahia e Alagoas.

Além das denúncias, como informado de início, a partir de hoje o Senacon lidera o mutirão para fiscalizar os postos de abastecimento e assegurar que os preços estejam de acordo com a realidade do mercado.

O relatório com todos os detalhes dessas ações deverá ser divulgado até o próximo dia 30.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça