China domina mercado de baterias de sódio para carros elétricos

08/05/2023

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Com o uso do sódio, um material mais barato e abundante, as baterias estão se tornando mais acessíveis e duráveis.

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China lidera fábricas de baterias de sódio – A China está dominando o mercado de baterias de carros elétricos e agora está pronta para uma nova inovação que pode revolucionar tudo. Vamos descobrir como o país está substituindo o lítio por um material mais barato e abundante, trazendo baterias mais baratas e duráveis.

A ascensão das baterias de lítio e a nova aposta nas baterias de sódio

As baterias de lítio, que já revolucionaram a indústria de eletrônicos pessoais, como celulares, estão agora transformando a indústria automobilística.

E a China, por sua vez, é líder na produção dessas baterias, controlando o refino químico e a fabricação delas.

Agora o país se prepara para a próxima grande inovação: substituir o lítio pelo sódio.

O sódio é um material muito mais barato e abundante, representando apenas de 1% a 3% do custo do lítio. Também tem um impacto ambiental bem menor do que a concorrente.

Além disso, as baterias de sódio podem ser recarregadas diariamente por anos, reduzindo uma desvantagem das baterias de lítio.

Elas também têm a capacidade de reter sua carga mesmo em temperaturas muito baixas.

China lidera fábricas de baterias de sódio: os desafios e o domínio chinês

Na cidade de Changsha, na China, profissionais e pesquisadores estão trabalhando em laboratórios para desenvolver baterias de sódio.

Já há também grandes fábricas sendo construídas para produzir em massa essas baterias.

Inclusive, empresas chinesas, como a CATL, estão liderando o caminho ao combinar células de sódio e lítio em baterias híbridas para carros elétricos.

Aproveitando, portanto, o baixo custo e a resistência ao clima das células de sódio, juntamente com o alcance maior das células de lítio.

O potencial das baterias de sódio

As baterias de sódio têm um enorme potencial no armazenamento de energia em redes elétricas.

Com a crescente demanda por energia limpa, as concessionárias estão buscando soluções de armazenamento em larga escala.

Ao contrário das baterias de lítio, as baterias de sódio não exigem materiais escassos, como cobalto e níquel, reduzindo impactos ambientais negativos.

É verdade que a China ainda enfrenta desafios nesse sentido, como a obtenção do material e a questão da durabilidade das baterias de sódio.

No entanto, como apontado no início, o país vem investindo muito em pesquisas e desenvolvimento para superar esses supostos desafios.

Hoje já são 16 das 20 fábricas planejadas ou em construção de baterias de sódio no mundo. O que dá ao país um posicionamento de liderança no mercado global.

Avatar de Rachel Koerich

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