Coca-Cola Zero faz mal? Empresa tem posicionamento sobre a polêmica do adoçante

04/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A Iarc, vinculada à OMS, conduzirá uma avaliação sobre o aspartame, adoçante utilizado em alimentos e bebidas, incluindo a Coca-Cola Zero.

Publicidade

Coca-Cola Zero faz mal? – A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), está prestes a lançar uma avaliação sobre o aspartame, um adoçante amplamente utilizado na indústria de alimentos e bebidas, incluindo a Coca-Cola Zero.

De acordo com informações fornecidas pela Agência Reuters, espera-se que a divulgação oficial dos riscos associados ao aspartame ocorra neste mês de julho.

Coca-cola zero faz mal? Divulgação dos riscos do aspartame ainda serão divulgados

O aspartame tem sido objeto de debates e controvérsias há muitos anos.

Enquanto alguns defendem sua segurança e eficácia como um substituto do açúcar, outros expressam preocupações com relação aos possíveis efeitos negativos à saúde.

Além do aspartame, outros adoçantes artificiais estão sendo avaliados quanto ao seu potencial efeito carcinogênico pela Iarc e ao risco associado pela JECFA, comitê responsável por analisar aditivos alimentares.

Embora o aspartame seja utilizado desde a década de 1980, essa é a primeira vez que ele é avaliado pelas monografias da Iarc.

Novas descobertas de pesquisa levaram à necessidade de uma avaliação prioritária por parte da Iarc e da JECFA.

Outras agências de segurança alimentar defendem o aspartame

É importante destacar que mais de 90 agências de segurança alimentar já afirmaram a segurança do aspartame.

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) expressa preocupação com especulações preliminares e ressalta que a Iarc não possui atribuição como órgão regulador de segurança alimentar.

Veja ainda:

Posicionamento da Coca-Cola

A Coca-Cola, por sua vez, informa em seu site que o aspartame é amplamente pesquisado e aprovado em mais de 100 países.

A empresa destaca que especialistas em saúde continuam confirmando a segurança do aspartame.

Portanto, aguarda-se a publicação das conclusões da JECFA para obter uma visão mais abrangente sobre o assunto e esclarecer as dúvidas relacionadas aos riscos do consumo de aspartame para os consumidores.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa