É preciso determinar o CID para ter 5 dias de atestado? Entenda a polêmica

28/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra se é necessária a presença de CID para o atestado de 5 dias e saiba quais são as informações que podem constar no documento.

Publicidade

É obrigatória a presença do CID para acesso a 5 dias de atestado médico no trabalho? O afastamento por doença e a divulgação dos motivos dele estão entre as questões que causam polêmicas.

Afinal, de um lado está a privacidade do trabalhador enquanto paciente. De outro, a necessidade de averiguação da idoneidade do atestado.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e descubra como funciona e quando deve constar o CID no atestado médico de afastamento.

O que é CID?

Essa sigla representa a Classificação Internacional de Doenças. Ela busca padronizar doenças, ao mesmo tempo em que as classifica.

Desse modo, cada doença ou condição possuem uma CID específica.

Por exemplo, a gripe é representada por J11, enquanto a intoxicação alimentar corresponde a A05.

O CID deve constar no atestado médico para o afastamento por alguns dias?

Não. De acordo com as normas, não há necessidade de que o atestado médico evidencie a doença ou as condições de saúde que tornaram o afastamento necessário.

Isso decorre do fato de que há necessidade de respeito à privacidade do paciente e da relação entre ele e o médico.

Por isso, a ausência do CID no atestado não o invalida, nem prejudica o afastamento.

Apesar disso, é possível que o CID conste no atestado médico quanto o paciente assim o requerer. Outras situações se referem aos casos em que a condição de saúde coloca em risco outras pessoas.

Nesta hipótese, considera-se que a adição do CID no atestado médico tem justa causa, pois visa proteger a outras pessoas.

Pode haver recusa do atestado sem CID?

Não. A empresa não pode exigir que o atestado médico conste a classificação da doença para que seja válido.

Portanto, o documento justifica o afastamento e abona as faltas decorrentes dele.

Até quantos dias de atestado dispensam CID?

Não há um número de dias de afastamento máximo para que o atestado médico seja válido mesmo sem o CID.

Portanto, independentemente de ele determinar afastamento por 1 ou 10 dias, poderá dispensar a classificação da enfermidade.

O que deve constar no atestado de 5 dias?

O número de dias de afastamento não impacta na constituição do atestado médico.

Esse documento sempre deve indicar:

  • Data de atendimento;
  • Médico responsável;
  • Número do CRM e assinatura do médico;
  • Dias de afastamento.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa