Indenização por auxílio-doença acidentário: Quem tem direito? Qual o valor? Tire dúvidas

18/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Sequelas decorrentes de acidente ou doença podem dar direito à indenização por auxílio-doença acidentário. Saiba como pedir.

Publicidade

A indenização por auxílio-doença acidentário é um direito de trabalhadores que sofreram diminuição da capacidade de trabalho em razão de enfermidade ou acidente.

Com isso, o INSS busca indenizar o trabalhador pela diminuição de sua capacidade de trabalho. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja quem pode solicitá-lo e como requerer o benefício.

O que é indenização por auxílio-doença acidentário?

Trata-se de uma compensação financeira que o trabalhador recebe em razão da diminuição da sua capacidade de trabalho.

Neste caso, a doença ou acidente deixou uma sequela que afeta a prestação de serviços, ainda que de modo parcial.

O nome dado a este benefício é “auxílio-acidente”.

Ele é pago pelo INSS após perícia que constate relação entre doença/acidente e sequelas incapacitantes.

Posso trabalhar e receber o auxílio-acidente ao mesmo tempo?

Sim, pode. O benefício não é incompatível com a manutenção de prestação de serviços com carteira assinada.

Na verdade, ele atua como uma parcela complementar da remuneração do trabalhador.

Requisitos para receber o auxílio-doença

A indenização após recebimento de auxílio-doença acidentário possui alguns requisitos importantes.

Primeiramente, deve existir de uma diminuição da capacidade laboral em razão de sequela decorrente de doença ou acidente. Aliás, essa redução deve ser permanente, ainda que parcial.

Quanto a isso, caberá a um perito do INSS determinar se há uma conexão entre a doença ou acidente e a condição de incapacidade

Além disso, não existe obrigação de que o trabalhador tenha se beneficiado de auxílio-doença ou acidentário antes do requerimento.

Por fim, para receber o benefício o trabalhador precisa manter a condição de segurado do INSS. Não há um período de carência para o auxílio-acidente.

Como pedir a indenização após o auxílio-doença acidentário?

Para isso, basta realizar o requerimento no Meu INSS. Faça login e, na opção de pedidos, digite “auxílio acidente”.

Clique sobre a alternativa correspondente. Em seguida, siga os passos em tela e marque a perícia médica.

Caso ela conclua pela existência de diminuição da capacidade laboral e de sua relação com acidente/doença, será possível receber a indenização após o auxílio-doença acidentário.

Qual é o valor do auxílio-acidente?

O valor do benefício é de 50% da média de todos os salários de contribuição do trabalhador. Por isso, varia de caso em caso.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa