Lojas Renner admite erros estratégicos em suas vendas e amarga resultado ruim este ano

05/05/2023

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Lojas Renner admite erros no primeiro trimestre de 2023, que resultaram em perda de competitividade e de participação de mercado.

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A Lojas Renner cometeu erros estratégicos no primeiro trimestre deste ano, o que resultou em perda de competitividade e de participação de mercado. Esses erros se referem a preços e à coleção de transição entre as quatro estações do ano. Como resultado, a empresa precisou rever suas ações para retomar o crescimento, o que deve levar a uma melhoria na segunda metade do ano.

Entenda o cenário

Um dos problemas da empresa foi o excesso de estoque no começo do ano, o que a obrigou a reduzi-lo.

Além disso, a Renner cancelou a coleção de transição e optou por antecipar a coleção de inverno, que entra com preços mais elevados. Essa estratégia já havia sido utilizada no ano anterior, com sucesso, mas não teve o mesmo resultado em 2023.

Outro erro foi o aumento de preços que “feriu o consumidor”, o que reduziu as vendas após março.

Em janeiro e fevereiro, as vendas foram melhores do que em março e abril. A percepção de que os preços estavam elevados no mercado já era uma preocupação desde o começo do ano.

Empresa reconhece falhas

A empresa admite que os erros foram próprios e que a revisão de toda a estratégia de coleção e preços já foi feita.

Além disso, a Renner vive uma deflação de matéria-prima, que ajuda na redução dos custos.

As vendas subiram 2,2% de janeiro a março, incluindo a Camicado e outras marcas. Ao descontar a Camicado, a alta foi de 3,5%.

Medidas tomadas

A varejista está cortando custos, fechando lojas da Camicado e demitindo funcionários para ajustar a empresa à realidade atual.

O objetivo é igualar os custos administrativos e de vendas do braço digital ao da operação física nos próximos três anos, o que deve melhorar a rentabilidade da empresa.

A Renner espera que a melhoria na sua estratégia de preços e coleção leve a um segundo semestre melhor e a um aumento no volume de vendas, que será responsável por liderar a alta da receita.

Embora o momento esteja difícil, a empresa está confiante de que suas ações vão levar a uma retomada do crescimento.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

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