Negociar dívida com o Itaú: saiba como fazer e os canais para atendimento

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Você quer negociar dívida com o Itaú, mas não sabe por qual canal buscar atendimento? Existem diversas possibilidades. Confira!

Publicidade

Você quer negociar dívida com o Itaú, mas não sabe por qual canal buscar atendimento? Existem diversas possibilidades para ter acesso à negociação ou renegociação de um débito existente com a instituição financeira e mostraremos todas elas neste post. Confira!

Mais de 61 milhões de brasileiros têm dívidas com bancos ou outras empresas

É comum que consumidores sofram com débitos em bancos. Não é à toa que quatro em cada dez brasileiros estão inadimplentes na praça, conforme aponta um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Esse número representa o equivalente a 61,94 milhões de brasileiros adultos que possuem, ao menos, uma dívida negativada em órgãos como SPC ou Serasa, que são responsáveis por realizarem análises financeiras dos consumidores brasileiros, bem como são plataformas para renegociação de dívidas – mas não as únicas, como mostraremos ao longo deste texto.

Em comparação com abril de 2021 e abril de 2022, o volume de endividados no país cresceu cerca de 5,59%, de acordo com o mesmo levantamento, o que tem como principal fator a crise econômica gerada pela pandemia.

“O desemprego elevado é, sem sombra de dúvidas, um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo país e isso está ligado diretamente ao retorno do crescimento econômico, que ainda não alavancou. A renda da população foi fortemente afetada pela pandemia, e isso, somado ao aumento da inflação, contribui para a piora da inadimplência”, diz o presidente da CNDL, José César da Costa, ao portal G1.

Considerado como maior banco do Brasil, e da América Latina, o Itaú possui uma grande fatia de contratos de débitos de consumidores com instituições financeiras brasileiras. Não só de clientes da sua conta-corrente, mas dos mais variados serviços e produtos que oferece.

Cartões de crédito, empréstimos, cheque especial (LIS) e financiamentos são os produtos que mais geram dívidas de clientes do Itaú, fazendo com que seja necessário, em muitos casos, buscar a negociação desses débitos diretamente com o banco.

Negociar dívida com o Itaú: saiba como fazer e os canais para atendimento
Negociar dívida com o Itaú: saiba como fazer e os canais para atendimento (Foto: Adrian Michael / Wikimedia Commons)

Como negociar dívidas com o Itaú?

O Itaú oferece diferentes canais de atendimento para quem quer quitar aquela dívida que está incomodando a sua vida pessoal e financeira.

Há os casos em que as dívidas mais antigas podem receber até grandes descontos para que sejam finalmente quitadas.

Da mesma forma, um débito feito recentemente pode ser financiado, através de uma renegociação, para que seja pago de forma parcelada, com valores mensais que mais se enquadrem no seu bolso – desde que as taxas de juros não sejam elevadas, é claro.

Site para renegociar dívidas do Itaú

O Itaú possui um site especialmente voltado para negociação de novos débitos ou renegociação de dívidas antigas que não foram pagas e atualmente se encontram atrasadas. O endereço é o renegociacao.itau.com.br.

A renegociação pelo site é simples, dependendo apenas da informação do CPF ou CNPJ para consulta das operações de crédito mais em conta, que caibam no seu bolso.

A renegociação atende tanto a correntistas de pessoa física, como também as contas de pessoa jurídica, mesmo que já sejam ex-clientes com dívidas antigas com a instituição financeira.

Também são alvos de renegociação quem possui Itaucard ou cartões dos parceiros do Itaú, como, por exemplo, Credicard, Luizacred, Extra, Ponto Frio, Pasaí, Marisa e Hipercard – todos esses cartões são emitidos pelo banco privado, apesar de levarem a marca das empresas que os oferecem.

Após firmar um acordo através do site, o consumidor deve pagar as parcelas por meio deste link: correspondenciasdigitais.itau.com.br/login.

Vale destacar ainda que ao atrasar o pagamento de uma parcela, o acordo é automaticamente cancelado pelo sistema do Banco Itaú. Dessa forma, uma nova renegociação precisaria ser realizada.

Renegociação de dívidas do Itaú pelos aplicativos

O Itaú não atua somente como um único, mas possui todo um conglomerado de empresas, como é o caso também do Banco Itaucard, que é responsável por emissões de cartões de crédito e contas digitais da instituição.

Com isso em vista, existem dois aplicativos que permitem renegociações de dívidas sem precisar sequer sair do conforto de sua casa. Ou melhor, sem precisar sair de onde estiver, já que os apps são acessados pelo próprio smartphone.

As opções são voltadas de forma diferenciada para consumidores com dívidas no Itaú e que já são clientes ativos de uma conta-corrente do banco privado, e para quem não é correntista da instituição financeira, mas possui débito em algum outro tipo de produto oferecido, como um cartão de crédito do Itaucard.

Sendo assim, confira o passo a passo para a renegociação de um contrato atrasado das duas formas abaixo.

Para quem é correntista:

– É necessário ter o aplicativo Itaú baixado em seu celular. Ele está disponível para smartphones com sistema operacional Android ou iOS. Após realizar o download, faça acesso à conta utilizando agência e número, e a senha eletrônica cadastrada.

Para quem ainda não possuir acesso à conta via aplicativo, será necessário cadastrar uma senha eletrônica presencialmente em um caixa eletrônico do banco ou comparecendo a uma agência física;

– Com acesso feito à conta via app do Itaú, procure pelo menu que diz “produtos’. Ele fica localizado na parte inferior da tela, ao lado direito;

– Na sequência, escolha a opção “renegociação”;

– A partir daí, será aberta uma página onde serão mostradas as suas dívidas ativas no Itaú, seja de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo ou financiamentos;

– Escolha a dívida que deseja negociar e faça uma simulação. Você escolherá o número de parcelas que deseja para pagar a dívida, e quando prefere começar a pagar (em um período de até 40 dias de carência);

– Após conferir todas as condições, principalmente as taxas de juros que são inclusas, confirme a operação com sua senha do cartão para finalizar o acordo de renegociação. Após isso ser feito, o valor da parcela será descontado todos os meses com o valor da parcela. Se não houver dinheiro disponível no saldo, serão acrescidos juros.

Para quem não é correntista:

Esse é o caso de quem não é cliente do Itaú, mas possui cartões de crédito emitidos pelo Banco Itaucard, como Credicard, Luizacred, Extra, Ponto Frio, Pasaí, Marisa e Hipercard, conforme explicado anteriormente.

– Inicialmente, vá até a loja de aplicativos e faça o download do app Itaú Cartões (ou Itaucard), também disponível para Android e IOS;

– O login para acessar o aplicativo é formado por número do cartão e a senha do mesmo cartão.

Antes disso, assegure-se de que baixou o aplicativo oficial, desenvolvido pelo Itaú, e disponível nas lojas de apps do Google ou da Apple. Em hipótese alguma baixe apps de bancos por meio de apks em lojas não-oficiais;

– Após fazer login no aplicativo, você terá acesso a toda movimentação do seu próprio cartão de crédito na palma da sua mão, além da possibilidade de negociar uma fatura atrasada ou mais de uma;

– Nesse caso, vá até o menu que diz “serviços” e na sequência procure por “acordo fatura”;

– Por fim, confira as possibilidades para quitar a sua dívida de cartão de crédito, verificando, como sempre, se as taxas de juros inclusas cabem no seu bolso.

– Confirme a operação de renegociação digitando a sua senha do cartão novamente.

A partir daí, o valor renegociado virará uma compra no seu próprio cartão, com a parcela sendo descrita como financiamento na sua fatura mensal. Vale destacar que essa operação consome espaço no limite de crédito.

Negociar dívida com o Itaú: saiba como fazer e os canais para atendimento
Negociar dívida com o Itaú: saiba como fazer e os canais para atendimento (Foto: Divulgação / Itaú)

Também é possível negociar dívidas via WhatsApp oficial do Itaú

Antes de mais nada, quando falamos em qualquer tipo de negociação através do Whatsapp é necessário ter a maior cautela possível, pois nos dias atuais são muitos os golpes que acontecem por meio desse aplicativo de mensagens instantâneas.

Sendo assim, fique atento, inicialmente, se a conta com a qual está conversando possui um símbolo de verificação ao lado do nome Itaú, pois é a única que pode fazer algum tipo de negociação ou renegociação das suas dívidas de forma segura.

Para ter acesso à conta oficial do Itaú no WhatsApp, o canal mais seguro para isso é acessando o site: renegociacao.itau.com.br.

No endereço citado acima, desça a página até aparecer a opção “renegocie via WhatsApp” e clique em “Fale conosco”. A partir daí, você será redirecionado diretamente para a conversa com a conta oficial do Itaú, podendo negociar uma dívida sem riscos de sofrer quaisquer tipos de problemas no futuro.

Ou então, você pode adicionar o seguinte número à sua agenda de contatos: +551140041144. Esse é o único número de contato oficial do Banco Itaú para renegociações via Whatsapp, e constará o selo de verificado ao lado do nome, na conversa em inbox no app de mensagens.

E quais são os canais oficiais para atendimento via telefone?

Para quem deseja negociar, ou renegociar, um débito existente com o Itaú por meio de ligação telefônica, existem maneiras distintas para conseguir atendimento especializado, voltada especialmente para contas de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

A central de atendimento para correntistas e ex-correntistas atende nos seguintes números:

– 4004-1144: para capitais e regiões metropolitanas;

– 0800 726 1144: para as demais localidades.

Já a central de renegociação para contas de Pessoa Jurídica estão nos seguintes números:

– 4004-1188: para capitais e regiões metropolitanas;

– 0800 709 1188: para as demais localidades.

Renegociar dívidas de outros bancos pelo Itaú é possível?

A resposta é sim. O conglomerado Itaú Unibanco também possível uma empresa voltada para o setor de renegociação de dívidas. Trata-se do Grupo Recovery, que inclusive tem em sua página principal uma logomarca exibindo ser “uma empresa Itaú”.

Também na página inicial do site da empresa, é afirmado que o consumidor pode consultar grátis seu CPF ou CNPJ para saber se possui dívidas negativas com qualquer empresa.

Caso possua alguma dívida registrada em seu nome, ou no nome da sua empresa, o próprio Grupo Recovery também atua na renegociação desses débitos, mesmo que não sejam provenientes de algum produto vendido ou serviço oferecido pelo Itaú nas suas diversas vertentes.

O principal destaque fica pelo fato de que a empresa garante que é ossível renegociar dívidas com até 98% de descontos em poucos passos:

1 – Consulte gratuitamente se possui dívidas através do site renegocie.gruporecovery.com;

2 – Acesse as dívidas que são geridas pelo Recovery e selecione as que você deseja pagar com as condições que oferecidas na plataforma;

3 – O pagamento das dívidas deve ser feito através de boleto bancário, com o CPF ou CNPJ ficando livre de dívidas em até cinco dias úteis.

Quais empresas oferecem acordo de dívidas através do Grupo Recovery, do Itaú?

Empresas de diversos segmentos, tais como Agibank, Bradesco, Afinz, Cetelem, Cielo, Carrefour, Digio, Natura, Santander, Caixa, Marisa e, é claro, o Banco Itaú, possuem parceria com o Recovery para liberar que atue na recuperação de débitos dos consumidores.

Negociar dívidas com o Itaú de forma presencial

Para quem ainda prefere realizar suas operações financeiras mais importantes por métodos presenciais, o Banco Itaú possui agências espalhadas por todo o país.

Nesse caso específico, entretanto, o ideal é que compareça a agência onde sua conta foi aberta, solicitando atendimento de um gerente que esteja de plantão no dia em questão.

Peça pela renegociação de uma dívida que possui com o Itaú e aceite se as condições forem satisfatórias ao seu entendimento.

No caso de renegociação feita presencialmente, é necessário ter em mãos um documento oficial com foto para atestar a sua identidade como dono da conta.

Como documento de identificação, são aceitos todos aqueles que possuírem algum selo governamental, como por exemplo RG, carteira de Reservista, Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista. Sem a comprovação, não há atendimento presencial em nenhum banco.

Educação Financeira e a NEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS: Pago ou deixo rolar?!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido?