Novidades no enfrentamento à violência contra a mulher e no combate ao feminicídio

12/12/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Depois de muito diálogo o governo autorizou a construção de 13 novas Casas da Mulher Brasileira. Conheça mais o programa.

Publicidade

Uma ação conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Ministério das Mulheres, Família e Direitos Humanos, agora respaldada pelo governo federal, trará significativos benefícios para muitas mulheres.

A medida visa construir 13 novas Casas da Mulher Brasileira, com o intuito primordial de fortalecer o atendimento humanizado destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade.

Com um investimento totalizando quase R$ 250 milhões, o projeto busca integrar uma ampla gama de serviços especializados.

Esses tais serviços foram elaborados para lidar com diferentes formas de violência, proporcionando um ambiente seguro, acolhedor e eficiente para as mulheres que buscam apoio e proteção.

Essa iniciativa representa um avanço significativo na promoção do bem-estar e na garantia de recursos dedicados, para atender às necessidades específicas das mulheres em momentos delicados de suas vidas.

Entenda melhor sobre a Casa da Mulher Brasileira, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Casa da Mulher Brasileira e sua função

Esses espaços foram projetados não apenas para oferecer acolhimento, mas também um suporte psicossocial abrangente.

A sua função vai além, buscando disponibilizar serviços de delegacias, Juizados, Ministério Público e Defensoria Pública, enquanto também desempenham o papel de alojamento de passagem.

As cidades escolhidas estrategicamente para sediar essas novas unidades — Maceió (AL), Dourados (MS), Belém (PA), Maringá (PR), Porto Velho (RO), Serra (ES), Natal (RN), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) — foram selecionadas para oferecer um suporte integral.

Cada uma dessas localidades contará com espaços integrados, reforçando a importância de uma abordagem holística para atender às necessidades das mulheres em situações vulneráveis.

Enfrentamento à violência contra a mulher

A coordenadora do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci 2), Tamires Sampaio, enfatizou a importância dessa iniciativa.

Assim, seu principal papel é no enfrentamento à violência contra a mulher e no combate ao feminicídio. Ressaltando, portanto, que essa ação é uma prioridade do Eixo 1 do Pronasci 2.

“A Casa da Mulher Brasileira é uma política pública do Programa Mulher Viver sem Violência, e este ano, pela primeira vez, graças à parceria com o Pronasci 2, poderá ser expandida para todos os estados. O enfrentamento da violência contra as mulheres é uma prioridade do governo federal, e a expansão dessas casas é crucial para garantir a proteção das mulheres”, afirmou Sampaio.

O Pronasci 2, lançado em março de 2023, tem como foco o fomento às políticas de segurança pública com cidadania. Concentrando esforços, portanto, em áreas vulneráveis e com altos índices de violência.

Segundo garante Sampaio, busca combater o racismo e a violência de gênero, fornecer apoio às vítimas da criminalidade e promover políticas de cidadania, incluindo educação formal e profissionalizante para detentos e ex-detentos.

Por fim, leia mais:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa