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Responsabilidade do banco em caso de estelionato PIX: vítima tem direito de reaver dinheiro?

18/06/2023

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Saiba qual é a responsabilidade do banco em caso de estelionato PIX e conheça dicas para evitar se tornar uma vítima de golpes!

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Qual é a responsabilidade do banco em caso de estelionato PIX? Desde que essa modalidade de pagamentos em tempo real surgiu, também surgiram diversos golpes e ações criminosas que o visam.

Em alguns casos a própria vítima faz uma transferência para um criminoso em razão de crer que se trata de outra pessoa. Em outros, simplesmente se depara com uma transação que não realizou.

Mas o que acontece nestes casos? A vítima tem o direito de reaver os valores? Como fica a responsabilidade dos bancos? Confira no Guia do Ex-Negativado e saiba como funciona.

Qual é a responsabilidade do banco em caso de estelionato PIX?

Depende, mas há a possibilidade de que a instituição bancária seja responsabilizada pela fraude.

Nesta hipótese, então, o banco deve devolver os valores ao cliente.

Esse é o caso, por exemplo, de quando o estelionato decorre de uma falha de segurança do banco. Por exemplo, no acesso de dados bancários de um cliente por criminosos.

Outro exemplo corresponde às situações em que a transação bancária destoa daquelas comumente feitas pelo cliente.

Neste cenário, caberia à instituição analisar a situação para somente depois aprová-la.

Portanto, sempre que a culpa não for exclusiva do consumidor e decorrer de falha na segurança e nos serviços do banco, ele tem responsabilidade em caso de estelionato do PIX.

Isso é o que prevê o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor.

Também, é o posicionamento dos tribunais, que possuem uma série de decisões favoráveis aos consumidores em casos de fraudes que envolvem o PIX.

Leia ainda:

Como se proteger contra fraudes do PIX?

Embora o banco tenha responsabilidade em estelionato do PIX em situações em que este decorre de uma falha de seus serviços e da segurança, é interessante se blindar contra este tipo de situação.

Afinal, tanto há o risco de que o banco não seja responsabilizado quanto este tipo de ocorrência também causa uma série de dores de cabeça e problemas ao consumidor.

Por isso, o melhor é se prevenir contra golpes e estelionatos. Portanto, siga essas dicas:

  • Jamais compartilhe suas senhas com terceiros;
  • Tenha atenção em relação a links suspeitos;
  • Certifique-se de somente se comunicar com o banco pelos seus canais oficiais;
  • Confira os dados do destinatário da transferência antes de fazê-la;
  • Ative as configurações de verificação em duas etapas do seu aplicativo bancário;
  • Não faça transações em redes de internet abertas e públicas.

Com essas dicas, você consegue evitar a grande maioria dos golpes e proteger suas finanças. Para mais dicas e informações sobre serviços financeiros, seus direitos e oportunidades, baixe e acesse o App do Guia!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

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