,

Responsabilidade do banco em caso de estelionato PIX: vítima tem direito de reaver dinheiro?

18/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba qual é a responsabilidade do banco em caso de estelionato PIX e conheça dicas para evitar se tornar uma vítima de golpes!

Publicidade

Qual é a responsabilidade do banco em caso de estelionato PIX? Desde que essa modalidade de pagamentos em tempo real surgiu, também surgiram diversos golpes e ações criminosas que o visam.

Em alguns casos a própria vítima faz uma transferência para um criminoso em razão de crer que se trata de outra pessoa. Em outros, simplesmente se depara com uma transação que não realizou.

Mas o que acontece nestes casos? A vítima tem o direito de reaver os valores? Como fica a responsabilidade dos bancos? Confira no Guia do Ex-Negativado e saiba como funciona.

Qual é a responsabilidade do banco em caso de estelionato PIX?

Depende, mas há a possibilidade de que a instituição bancária seja responsabilizada pela fraude.

Nesta hipótese, então, o banco deve devolver os valores ao cliente.

Esse é o caso, por exemplo, de quando o estelionato decorre de uma falha de segurança do banco. Por exemplo, no acesso de dados bancários de um cliente por criminosos.

Outro exemplo corresponde às situações em que a transação bancária destoa daquelas comumente feitas pelo cliente.

Neste cenário, caberia à instituição analisar a situação para somente depois aprová-la.

Portanto, sempre que a culpa não for exclusiva do consumidor e decorrer de falha na segurança e nos serviços do banco, ele tem responsabilidade em caso de estelionato do PIX.

Isso é o que prevê o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor.

Também, é o posicionamento dos tribunais, que possuem uma série de decisões favoráveis aos consumidores em casos de fraudes que envolvem o PIX.

Leia ainda:

Como se proteger contra fraudes do PIX?

Embora o banco tenha responsabilidade em estelionato do PIX em situações em que este decorre de uma falha de seus serviços e da segurança, é interessante se blindar contra este tipo de situação.

Afinal, tanto há o risco de que o banco não seja responsabilizado quanto este tipo de ocorrência também causa uma série de dores de cabeça e problemas ao consumidor.

Por isso, o melhor é se prevenir contra golpes e estelionatos. Portanto, siga essas dicas:

  • Jamais compartilhe suas senhas com terceiros;
  • Tenha atenção em relação a links suspeitos;
  • Certifique-se de somente se comunicar com o banco pelos seus canais oficiais;
  • Confira os dados do destinatário da transferência antes de fazê-la;
  • Ative as configurações de verificação em duas etapas do seu aplicativo bancário;
  • Não faça transações em redes de internet abertas e públicas.

Com essas dicas, você consegue evitar a grande maioria dos golpes e proteger suas finanças. Para mais dicas e informações sobre serviços financeiros, seus direitos e oportunidades, baixe e acesse o App do Guia!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa