Shell e Senai Cimatec firmam parceria para produção de combustível a partir do Agave

19/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Produção de combustível junto da Shell que firma parceria com Senai Cimatec para produção de biomassa a partir do Agave no sertão nordestino.

Publicidade

A Shell e o Senai Cimatec assinaram parceria para a segunda fase do programa BRAVE (Desenvolvimento de Agave no Brasil), que visa utilizar o Agave como fonte de biomassa para a produção de combustível. A planta, que também serve como matéria-prima para a produção de tequila, será utilizada em plantas-piloto para validar o escalonamento dos processos dentro do Senai Cimatec Park, em Salvador.

O Desenvolvimento de Agave no Brasil

O programa BRAVE é financiado pela Shell Brasil com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com investimento de aproximadamente R$ 100 milhões.

Na primeira fase de pesquisas de desenvolvimento, a Shell teve parceria com a Unicamp e contou também com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Ampliação das tecnologias

Com a nova etapa do BRAVE, serão desenvolvidas tecnologias de mecanização para o plantio e a colheita (BRAVE Mec) e de processamento de diferentes espécies de Agave (BRAVE Ind). Ambas as frentes de atuação vão correr simultaneamente, ao longo de cinco anos.

O “BRAVE Mec” busca gerar soluções tecnológicas para processos que hoje são executados de forma manual ou utilizando implementos de baixo nível tecnológico, enquanto o “BRAVE Ind” prevê o desenvolvimento na rota de processamento do Agave para obtenção do etanol de primeira e segunda gerações, biogás, além de coprodutos.

“A nossa intenção é utilizar 100% do potencial do Agave, não só a fibra do sisal, para obter etanol de primeira e segunda gerações, visando a implantação de uma nova cadeia de negócios”, explica André Oliveira, gerente executivo do Senai Cimatec.

Alto investimento

A Shell Brasil, que investe cerca de R$ 600 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento no país, consegue entregar com este projeto resultados em todos os pilares de sua estratégia “Impulsionando o Progresso Juntos”, que são: gerar valor para acionistas, impulsionar vidas, respeitar a natureza e zerar emissões líquidas de carbono.

O programa BRAVE é uma iniciativa diferenciada, inovadora e transformacional, segundo Alexandre Breda, gerente de Tecnologia de Baixo Carbono da Shell Brasil.

Dessa forma, a parceria entre a Shell e o Senai Cimatec tem um grande potencial para promover uma nova cadeia produtiva no sertão nordestino, ao apresentar uma alternativa direta ao petróleo, que além de escasso, pode apresentar um aumento de demanda recorde em 2023, conforme é citado neste artigo.

Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência. 

E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! É só clicar aqui e baixar grátis!  

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça