,

Após quanto tempo posso sacar o FGTS depois da demissão? Veja quanto precisa esperar

19/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Após quanto tempo posso sacar o FGTS depois da demissão? Confira como funciona a liberação do Fundo de Garntia e como resgatá-lo.

Publicidade

Após quanto tempo posso sacar o FGTS depois da demissão? Quem sofreu dispensa sem justa causa ou fez acordo de dispensa tem o direito de fazer o saque do saldo do Fundo de Garantia e da multa de rescisão.

Nestas hipóteses, então, o FGTS passa a fazer parte das verbas rescisórias às quais o trabalhador tem direito. Todavia, seu pagamento não ocorre junto com os demais benefícios da rescisão. Desse modo, seu saque é feito à parte, diretamente na conta do Fundo de Garantia.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e confira, hoje, qual é o prazo para dar entrada no saque do FGTS após a rescisão. Também, aproveite e veja outras informações relevantes sobre o assunto.

A partir de quanto tempo depois da demissão posso sacar o FGTS?

O prazo para que o empregador informe à Caixa Econômica o final do contrato de trabalho é de 10 dias. Ela é quem gerencia o Fundo de Garantia. Por isso, comunicá-la sobre a rescisão é o primeiro passo para que haja a liberação do FGTS ao trabalhador.

Além disso, o prazo para que o empregador realize o depósito da multa rescisória também é de 10 dias. Esse prazo é contado em dias corridos. Isto é, inicia-se no dia seguinte à rescisão e conta dias úteis e não-úteis.

Portanto, o tempo depois da demissão para sacar o FGTS é de 10 dias. Então, o trabalhador deve fazer a solicitação de saque. Caso ele seja digital, a Caixa faz o depósito do valor em conta em até 5 dias úteis.

Qual é o prazo para solicitar o resgate do FGTS?

Passado o tempo de 10 dias para o trabalhador sacar o FGTS após a demissão, ele possui o prazo de 30 dias para solicitá-lo.

Todavia, caso a solicitação não ocorra dentro dele, basta solicitar o ex-empregador uma nova chave de acesso ao Fundo de Garantia.

Como sacar o FGTS depois a demissão?

O trabalhador pode realizar o saque digital, que acontece no aplicativo do FGTS. Nele, é possível ter acesso ao valor sem sair de casa. Assim, o dinheiro cai diretamente na conta bancária.

Para isso, acesse o aplicativo e faça o login com CPF e senha. Depois, clique em “Meus saques” e, dentro dele, na opção referente à conta bancária. Registre a conta, agência e a instituição, revise os dados e confirme.

Por outro lado, se você quer sacar o FGTS depois da demissão de forma presencial, saiba que isso também é possível. Para valores até R$ 3 mil, resgate os valores nos caixas eletrônicos CEF, nas Lotéricas ou representantes Caixa Aqui. Para valores superiores, busque o atendimento pessoal nas agências da Caixa Econômica.

Conheça, no App do Guia, mais sobre o FGTS e veja quais são as outras opções de saque da parcela além da rescisão contratual. Assim, veja quando é possível contar com esse valor!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça