Desempregado paga pensão alimentícia? Tire suas dúvidas sobre o tema

10/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Desempregado paga pensão alimentícia ou pode suspender o pagamento dela? Saiba como funciona nesses casos e as alternativas.

Publicidade

Desempregado paga pensão alimentícia? Como funciona quando o progenitor que não tem a guarda dos filhos também não possui renda?

Estas estão entre as perguntas mais comuns quando o assunto se refere aos alimentos. Por isso, hoje o Guia do Ex-Negativado trouxe as respostas para acabar com as suas dúvidas. Confira agora mesmo!

Desempregado paga pensão alimentícia?

Em geral, sim. Afinal, a lei não traz a previsão de que a ausência de emprego suspende as obrigações que o progenitor tem em favor dos seus dependentes, no caso, seus filhos.

Todavia, em situação específica e de acordo com a análise do juiz, é possível que haja alteração do valor da pensão. Ou, ainda, que ela passe a ser de responsabilidade de outra pessoa.

Mas como assim? A pensão alimentícia é determinada por juiz de uma Vara de Família. O valor decorre da necessidade dos dependentes e da capacidade do pagante.

Portanto, caso o juiz entenda que o responsável pela pensão não tem condições de arcá-la (por desemprego, por exemplo), pode passá-la a outro ascendente que tenha condição financeira.

Nesse caso, o mais comum é que a obrigação passe a ser dos avós das crianças.

Todavia, quem tem uma determinação para pagamento de pensão e perdeu o emprego depois da decisão judicial não pode simplesmente parar de pagá-la em razão do desemprego.

Quer saber mais sobre a pensão de alimentos? Então veja como pedir de forma gratuita!

Fiquei desempregado; como lidar com a pensão alimentícia?

Quem já pagava pensão alimentícia e ficou desempregado não pode simplesmente suspender os pagamentos do benefício ou alterar o valor dele.

Nesse caso, então, o pagante deve sinalizar a situação de desemprego ao juiz da Vara de Família. Ou seja, peticionar informando o cenário e com requerimento de alteração do valor.

Afinal, a pensão de alimentos sempre considerará a necessidade dos pensionistas e a capacidade financeira do pagante.

Contudo, cabe lembrar que a necessidade dos pensionistas não se volta apenas à alimentação. Ela também inclui gastos com saúde, lazer, vestimentas, transporte e educação.

Além disso, a simples condição de desemprego não suspende a pensão alimentícia. Por isso mesmo, trabalhadores autônomos também têm o dever de pagá-la aos seus dependentes financeiros.

59% dos homens do Brasil traem e escondem parte das finanças

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido?