Pagamentos pelo WhatsApp decolam e impulsionam a era da digitalização nas finanças

03/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, os pagamentos pelo WhatsApp tiveram um crescimento expressivo.

Publicidade

Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, realizada pela Deloitte, os pagamentos realizados pelo WhatsApp tiveram um aumento significativo de 531% entre 2021 e 2022. O estudo revelou que foram realizadas um total de 56,2 milhões de transações por meio dessa plataforma.

Dos bancos participantes, 50% oferecem o canal do WhatsApp para transações, e é interessante observar que 37% dessas operações estão relacionadas ao Pix, o sistema instantâneo de pagamentos, enquanto 29% envolvem a renegociação de dívidas.

Esses dados evidenciam a crescente importância e popularidade dos serviços bancários digitais, impulsionados pela demanda dos usuários por conveniência e facilidade de acesso às suas finanças.

A tendência é que esse cenário de crescimento e transformação digital no setor bancário continue nos próximos anos, com cada vez mais pessoas aderindo às transações online e aproveitando os benefícios proporcionados pela tecnologia bancária.

Banco Central autorizou pagamentos pelo Whatsapp ainda em 2021

A autorização para realizar pagamentos pelo WhatsApp foi concedida pelo Banco Central em março de 2021, e desde então, a ferramenta tem facilitado não apenas transações, mas também consultas para os clientes.

Entre as transações não financeiras, as consultas de saldo e extrato representaram 24% do total, seguidas pelas consultas de cartão de crédito, com 10%.

No último ano, os brasileiros realizaram um total de 163,3 bilhões de transações nos canais bancários, um aumento expressivo de 30% em relação a 2021.

Veja ainda:

Motivos do crescimento

O crescimento foi impulsionado principalmente pelo mobile banking, que registrou um aumento de 54% nas operações, totalizando 107,1 bilhões.

É interessante notar que quase 80% das transações bancárias no Brasil são feitas por canais digitais, sendo que o celular é responsável por 66% de todas as operações.

O Pix, por sua vez, teve um crescimento expressivo. Registrou um aumento de 105% nas transações, passando de 5,7 bilhões em 2021 para mais de 11,7 bilhões em 2022.

Por outro lado, as transações por TED e DOC apresentaram uma queda de 29% no mesmo período.

Em relação ao Open Finance, houve um aumento significativo no número de usuários que consentiram em compartilhar seus dados entre instituições financeiras em 2022, comparado a 2021. O crescimento foi de 971%.

A pesquisa também revelou que 55,2 milhões de novos produtos de seguro foram contratados em 2022, sendo que 25% das contas ativas realizaram pelo menos uma contratação de seguro.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça