Quem pode registrar o filho? Dúvida ainda é bem comum entre pais e mães

05/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra quem pode registrar o filho e como funciona a indicação dos nomes do pai e da mãe na Certidão de Nascimento da criança.

Publicidade

Quem pode registrar o filho após o nascimento? Esta é uma dúvida constante entre pais e mães. Ela se torna ainda mais relevante quando se considera que hoje, no Brasil, existem cerca de 11 milhões de mães solo, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O registro é uma obrigação legal dos pais. Ele é que dá acesso a uma série de serviços e benefícios sociais. Além disso, atesta a existência do cidadão e, futuramente, serve para a emissão de outros documentos, como RG e CPF.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como funciona o registro de filhos. Conheça quem pode fazê-lo, o prazo para isso e consequências da ausência de realização.

Quem pode registrar o filho?

O registro pode ser feito tanto pelo pai quanto pela mãe. Portanto, basta que um deles se encaminhe até um Cartório de Registro Civil para realizar a emissão da Certidão de Nascimento da criança.

Isso é possível desde 2015, quando houve a assinatura de uma nova lei igualando os direitos, em relação ao registro, para homens e mulheres.

Até então, somente o pai poderia realizar o registro. A mãe, então, poderia fazê-lo apenas caso ele não o fizesse nos primeiros 15 dias de vida do filho.

Qual é o prazo para registrar o filho?

O prazo para o registro é de 15 dias após o nascimento. Todavia, caso o pai ou a mãe não o realize dentro deste período, cabe ao outro progenitor promover a emissão da Certidão de Nascimento dentro de um novo prazo, que é de 45 dias.

Mãe pode registrar o nome do pai na Certidão de Nascimento do filho?

Essa é uma questão mais delicada, especialmente diante do alto número de mães solo (que são responsáveis sozinhas pela criação dos filhos) existentes no Brasil.

Para se ter noção, somente nos primeiros 7 meses do ano passado 100.717 crianças foram registradas sem a indicação do nome do pai.

Pois bem, a mãe somente pode registrar o filho com o nome do pai e sem a presença deste no momento da emissão da certidão nos seguintes casos:

  • Quando o nascimento do filho ocorrer dentro da vigência do casamento;
  • No reconhecimento da paternidade pelo próprio pai (por meio de declaração autenticada);
  • Quando houver reconhecimento da paternidade por ação com a realização de exame de DNA.

Em caso contrário, ao registrar o filho a mãe não pode indicar o nome do pai. Neste caso, a certidão é encaminhada para um juiz que poderá promover a investigação da paternidade.

Além disso, outra possibilidade é a mãe ajuizar uma ação, em uma Vara de Família, para tal reconhecimento.

Leia também: Quando o filho perde o direito à pensão alimentícia? Existem regras para o início e a para o fim

Para conhecer mais sobre os direitos dos pais, assim como dos filhos, acompanhe o App do Guia. Ele é gratuito e reúne informações completas sobre direitos, benefícios e oportunidades financeiras. Por isso, faça o download e confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça