,

Se o funcionário falta 1 dia o salário desconta por 2 dias? Entenda polêmica

04/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba se quando o funcionário falta 1 dia no trabalho o empregador desconta 2 dias de remuneração, quando e porque isso pode acontecer.

Publicidade

Se o funcionário falta 1 dia desconta 2? – As ausências injustificadas geram consequências ao trabalhador, inclusive descontos na sua remuneração. Neste sentido, se o funcionário falta 1 dia, a empresa desconta 2 dias de salário?

Essa é uma questão que pode parecer sem nexo, mas que tem suas razões de existir. Entenda porque e como funciona, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Se o funcionário falta 1 dia, o empregador desconta 2 dias da remuneração?

De modo geral, sim. Isso acontece porque além do dia em que o trabalhador deixou de prestar serviços, o empregador também tem o direito de descontar a remuneração referente ao dia de descanso remunerado.

Afinal, embora o repouso semanal seja de direito dos trabalhadores, ele apenas é devido quando o empregado cumpre toda a semana de trabalho, de acordo com a previsão contratual.

É por isso que quando o funcionário falta 1 dia, sem justificativa, o empregador desconta 2 dias da remuneração mensal.

Não se trata de uma punição, mas de uma consequência à semana incompleta de trabalho.

Contudo, é importante ressaltar que isso somente pode acontece caso a falta seja injustificada.

Isto é, se não corresponder a nenhuma das situações previstas no artigo 473 da CLT ou em Convenção Coletiva da categoria.

Quando a falta acompanha justificativa que possui respaldo na lei, não há desconto nem do dia em que o trabalhador se ausentou, nem do repouso semanal remunerado.

Faltei no trabalho, perco o descanso semanal remunerado?

Não. Ainda que a o funcionário tenha falta injustificada de 1 dia e haja desconto de 2 dias no salário, ele somente sofre consequências financeiras.

Portanto, mantém o direito de folgar no dia reservado ao repouso semanal.

Outras possíveis punições em caso de faltas injustificadas

Além do desconto salarial, o trabalhador que faltar injustificadamente ao trabalho poderá sofrer outras consequências. As mais brandas correspondem às advertências verbais e escritas.

Todavia, caso o trabalhador seja reincidente na sua falta, poderá sofrer uma suspensão e, em casos recorrentes de ausências injustificadas, até mesmo a dispensa por justa causa.

Veja também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça